dc.contributor.author |
PACHECO, BRUNA SERJO SOUSA |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-29T18:36:30Z |
|
dc.date.available |
2019-05-29T18:36:30Z |
|
dc.date.issued |
2017-07-05 |
|
dc.identifier.citation |
Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Vasti Gonçalves de Paula Correia |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/1372 |
|
dc.description |
O presente artigo tem como objetivo observar e analisar as possibilidades e desafios da inclusão de uma criança com Síndrome de Down na educação infantil; identificar no contexto da educação infantil as práticas pedagógicas desenvolvidas para o sujeito com Síndrome de Down; verificar como são pensados e organizados os planejamentos pedagógicos para a turma na qual está matriculada uma criança com SD e conhecer como acontece processo de inclusão de uma criança com Síndrome de Down na educação infantil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso em um CMEI da rede pública de ensino do município de Serra. O foco da pesquisa é uma criança com Síndrome de Down do Grupo IV, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a professora regente, a pedagoga do turno e a estagiária que acompanha a criança. Os instrumentos etnográficos de coleta de dados foram à observação do cotidiano escolar, com registro em diário de campo. Como aporte teórico utilizamos Vygotsky (2001 e 2006) e seus interlocutores. Dentre os resultados encontrados destacamos que é necessário um olhar mais atento e diferenciado por parte dos profissionais da educação a esses alunos garantindo assim, uma educação de qualidade e procedimentos de ensino adequados aos portadores de síndrome de down. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Síndrome de Down |
pt_BR |
dc.subject |
educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
deficiência intelectual |
pt_BR |
dc.title |
A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |