Description:
O presente estudo tem como objetivos identificar como a criança com autismo vem sendo incluída em uma escola de ensino fundamental no município de Vitória-ES; identificar as possibilidades e os desafios encontrados pelos professores no que diz respeito ao ensino e verificar como ocorrem as interações sociais entre a criança com e sem autismo no ambiente escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso e partiu de observações,com registros em diário de campo em momentos diversos como sala de aula, biblioteca, sala de informática, pátio, entre outros eaplicação de questionários e entrevistas com os professores regentes e familiares do aluno pesquisado.Os principais autores com os quais dialogamos foram Vasques (2008);Coco (2012); Chiote (2011); Correa (2012), entre outros. Dentre os resultados da pesquisa destacamos que a falta de formaçãodos docentes voltada para o tema do autismo ainda persiste como maior causa da fragilidade das ações pedagógicas na escola. Mesmo assim é possível observar que muitos são os benefícios da inclusãono ambiente escolar, sobretudo no crescimento e desenvolvimento social da criança.