dc.contributor.author |
AMARAL, ARIELY CORRÊA FLEGLER |
|
dc.contributor.author |
SILVA, FABIANA ALEXANDRINA DIAS DA |
|
dc.contributor.author |
DAUD, NAIARA DA SILVA |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-29T18:40:29Z |
|
dc.date.available |
2019-05-29T18:40:29Z |
|
dc.date.issued |
2017-07-06 |
|
dc.identifier.citation |
Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Prof.ª Drª Vasti Gonçalves de Paula |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/1373 |
|
dc.description |
O presente estudo tem como objetivos identificar como a criança com autismo vem sendo incluída em uma escola de ensino fundamental no município de Vitória-ES; identificar as possibilidades e os desafios encontrados pelos professores no que diz respeito ao ensino e verificar como ocorrem as interações sociais entre a criança com e sem autismo no ambiente escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso e partiu de observações,com registros em diário de campo em momentos diversos como sala de aula, biblioteca, sala de informática, pátio, entre outros eaplicação de questionários e entrevistas com os professores regentes e familiares do aluno pesquisado.Os principais autores com os quais dialogamos foram Vasques (2008);Coco (2012); Chiote (2011); Correa (2012), entre outros. Dentre os resultados da pesquisa destacamos que a falta de formaçãodos docentes voltada para o tema do autismo ainda persiste como maior causa da fragilidade das ações pedagógicas na escola. Mesmo assim é possível observar que muitos são os benefícios da inclusãono ambiente escolar, sobretudo no crescimento e desenvolvimento social da criança. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
práticapedagógica |
pt_BR |
dc.title |
INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |