Description:
O objetivo dessa pesquisa é apresentar conceitos, que visam um novo olhar sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola de ensino Estadual, do município de Serra – ES situado em Chácara Parreiral. Considerando assim estratégias e desafios que docentes e discentes ligados ao programa de ensino EJA enfrentam no cotidiano escolar, quem são os sujeitos implicados nesta relação, quais as principais dificuldades por eles enfrentadas em suas trajetórias comuns, e sobretudo, as práticas adotadas por professoras da rede pública de ensino assegurando acesso e permanência do aluno em sala de aula. Dessa forma, o que se propõe é uma reflexão acerca das temáticas abordadas neste artigo, tais como práticas pedagógicas voltadas ao público da EJA, considerando-as e procurando evidenciar os desafios que elas possuem bem como as múltiplas possibilidades que abram leques na compreensão dos saberes que envolvem os espaços cotidianos da modalidade EJA. Assim para a elaboração de dados deste artigo, utilizou-se pesquisa bibliográfica dos teóricos, Freire (1996), Gadotti (2001) dentre outros e pesquisa de campo de caráter qualitativo. A partir desta metodologia as técnicas de questionário e entrevistas de cunho oral foram trabalhadas com os sujeitos investigados. O resultado apontou que o processo didático pedagógico desenvolvido na escola estudada precisa de um aprimoramento visando uma atualização na educação, para inserir novas estratégias e práticas em prol da qualidade do ensino desses Jovens e Adultos propiciando assim uma educação igualitária e eficaz para todos.