Description:
O presente estudo enfatizou os processos desenvolvidos dentro da educação escolar para a formação ética do sujeito enquanto aluno e cidadão. Teve como objetivos refletir sobre os processos de formação ética desenvolvidos no contexto da escola pesquisada, verificar os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam o trabalho escolar e dos profissionais a respeito da formação ética, identificar no Projeto Político Pedagógico da escola a existência de proposições voltadas à formação ética dos estudantes e reconhecer nas práticas pedagógicas proposições de trabalhos relacionados com a formação ética. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa teórica pautada em conhecer e apresentar assuntos que permeiam um tempo presente determinado envolvendo diretamente a relação de indivíduos com outros e em abordar conceitualmente educação, educação escolar e ética. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa que tratou de analisar a proposta pedagógica estruturada por agentes de uma escola para o ano letivo de 2017 e conhecer os trabalhos realizados que se relacionam com a formação ética no espaço em que atuam através de entrevista. A partir dos resultados, conheceram-se as limitações na realização desse tipo de formação dentro da escola; a maneira como uma coordenadora pedagógica desenvolve, junto aos professores, a formação educacional dos alunos atendidos e como essa profissional se aperfeiçoa para proporcionar um entendimento do que seja “agir com ética” no trabalho desenvolvido junto aos professores. Por fim, foi possível saber como o pedagogo pode constituir o processo de formação ética dos estudantes da escola em que atua a partir de suas atribuições.