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A FORMAÇÃO ÉTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES

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dc.contributor.author SOUZA, LEONARDO SAMPAIO DE
dc.date.accessioned 2019-05-29T18:52:05Z
dc.date.available 2019-05-29T18:52:05Z
dc.date.issued 2017-07-06
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Vasti Gonçalves de Paula Correia pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1375
dc.description O presente estudo enfatizou os processos desenvolvidos dentro da educação escolar para a formação ética do sujeito enquanto aluno e cidadão. Teve como objetivos refletir sobre os processos de formação ética desenvolvidos no contexto da escola pesquisada, verificar os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam o trabalho escolar e dos profissionais a respeito da formação ética, identificar no Projeto Político Pedagógico da escola a existência de proposições voltadas à formação ética dos estudantes e reconhecer nas práticas pedagógicas proposições de trabalhos relacionados com a formação ética. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa teórica pautada em conhecer e apresentar assuntos que permeiam um tempo presente determinado envolvendo diretamente a relação de indivíduos com outros e em abordar conceitualmente educação, educação escolar e ética. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa que tratou de analisar a proposta pedagógica estruturada por agentes de uma escola para o ano letivo de 2017 e conhecer os trabalhos realizados que se relacionam com a formação ética no espaço em que atuam através de entrevista. A partir dos resultados, conheceram-se as limitações na realização desse tipo de formação dentro da escola; a maneira como uma coordenadora pedagógica desenvolve, junto aos professores, a formação educacional dos alunos atendidos e como essa profissional se aperfeiçoa para proporcionar um entendimento do que seja “agir com ética” no trabalho desenvolvido junto aos professores. Por fim, foi possível saber como o pedagogo pode constituir o processo de formação ética dos estudantes da escola em que atua a partir de suas atribuições. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject processo pt_BR
dc.subject pedagogo pt_BR
dc.subject constituir pt_BR
dc.title A FORMAÇÃO ÉTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES pt_BR
dc.type Other pt_BR


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