DSpace Repository

A DANÇA COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL

Show simple item record

dc.contributor.author ESMERO, EMANUEL DE LIMA
dc.date.accessioned 2019-05-29T18:56:46Z
dc.date.available 2019-05-29T18:56:46Z
dc.date.issued 2017-07-06
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Lilian Pereira Menenguci. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1376
dc.description Este artigo resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa que procurou compreender a relevância da Dança como instrumento educativo no contexto da Educação Não-Formal. Para isso, buscou uma Organização da Sociedade Civil (OSC), localizada na Serra (ES), como campo de investigação. A coleta de dados se deu por meio de questionários com perguntas abertas. Esses foram respondidos por 10 participantes entre alunos e pedagoga. Do ponto de vista teórico se sustenta em autores como Brandão (1993), Marques (2007), Pereira (2001), entre outros. Conclui que a Dança, apesar de ser garantida na Política Educacional, ainda é pouco assumida nos processos formativos mediados pelas instituições de ensino, tanto formais quanto não-formais. Os resultados acentuam a necessidade de compreensão da Dança, além de sua manifestação como movimento cultural. Destacam, ainda, as possibilidades que a Dança, como instrumento educativo, pode revelar no processo de aprendizagem e desenvolvimento de estudantes, tanto na escola quanto fora dela. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Educação Não-Formal pt_BR
dc.title A DANÇA COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account