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Este artigo resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa que buscou compreender em que medida a educação infantil tem trabalhado o processo histórico dos povos indígenas e sua importância para a formação do povo brasileiro. Para isso, buscamos conhecer a aldeia Caieiras Velhas, localizada em Aracruz (ES), um índio desaldeado morador do município de Serra (ES) e realizar observações em dois Centros de Educação Infantil, ambos da Rede Municipal de Serra (ES), como campo de pesquisa. Para a coleta de dados utilizou-se a observação e a realização de entrevistas com alguns índios aldeados e um desaldeado. Do ponto de vista teórico esse estudo se sustenta em autores como: Vainfas (2000), Munduruku (2000), Fausto (2002), Borges (2003), Moreira e Perrone (2005), Teao e Loureiro (2009) e no que se refere à legislação a Lei nº 11.645/2008. Conclui-se que a história e cultura indígena ainda são retratadas nos processos educativos como práticas que sustentam os estereótipos de índios adornados com arco e fecha. Os resultados acentuam a necessidade de alterações nos livros didáticos e nas práticas pedagógicas quanto à temática, tendo em vista que esses materiais e as práticas e, sala de aula tratam os povos indígenas de maneira preconceituosa e equivocada que contribuem para perpetuar o preconceito e a discriminação sobre os indígenas. |
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