DSpace Repository

DISTÚRBIO FUNCIONAL DA APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO: A DISLEXIA EM FOCO

Show simple item record

dc.contributor.author PEREIRA, GRACILENE LUIZ
dc.contributor.author ROMANELI, MÔNICA SILVA
dc.contributor.author BORLINI, OLDISSÉIA MAGTHA
dc.date.accessioned 2019-05-29T19:37:00Z
dc.date.available 2019-05-29T19:37:00Z
dc.date.issued 2016-12-10
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Lilian Pereira Menenguci. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1384
dc.description Este artigo, resultante de uma pesquisa de natureza qualitativa, foi realizado em uma escola pública da Região Metropolitana da Grande Vitória(ES). Objetivou compreender os distúrbios da aprendizagem a partir da percepção do profissional da educação, assim como as práticas pedagógicas desenvolvidas para a atuação com alunos que apresentam dislexia. Como instrumento de coleta de dados se utilizou da observação e da aplicação de questionários. Contou com a participação de três sujeitos de investigação: um professor regente, uma pedagoga e uma aluna diagnosticada com dislexia. O estudo, sustentado, por Lima (2002), Frank (2003) e Coelho (2011) apontam para a necessidade de formação, inicial e continuada dos profissionais da educação a respeito do tema. Reitera a importância do planejamento como elemento fundamental para a que as práticas pedagógicas sejam capazes de atender as necessidades de alunos com dislexia. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Distúrbio Funcional pt_BR
dc.subject Dislexia pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.title DISTÚRBIO FUNCIONAL DA APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO: A DISLEXIA EM FOCO pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account