dc.contributor.author |
NASCIMENTO, ALINE PEREIRA COSTA DO |
|
dc.contributor.author |
SANTOS, ANA PAULA RIBEIRO DOS |
|
dc.contributor.author |
NEVES, NILIANE ALVES DE OLIVEIRA |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-29T19:46:03Z |
|
dc.date.available |
2019-05-29T19:46:03Z |
|
dc.date.issued |
2016-12-10 |
|
dc.identifier.citation |
Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Lilian Pereira Menenguci. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/1386 |
|
dc.description |
O presente trabalho, delineado a partir de estudos sobre as metodologias de ensino,
concepção de aprendizagem e práticas pedagógicas em sala de aula, teve como
objetivo compreender como a prática pedagógica implica no processo de ensino
aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Foi por meio
dos estágios vivenciados ao longo do curso de Pedagogia que observamos como a
ação pedagógica dos professores implica no processo de construção do
conhecimento das crianças e percebemos que as metodologias de ensino nem
sempre estão compatíveis com o perfil de aluno. O estudo é de natureza qualitativa
e tomamos como sujeito de pesquisa uma turma e uma professora da rede pública
de ensino, do município de Vitória. Como instrumento de coleta de dados,
utitilizamos a observação e a entrevista à professora regente. Este estudo bem
como suas discussões embasam-se em conceitos elaborados por teóricos como
Freire, Wheisz, Zabala, Luckessi e Giroux. Dentre os resultados obtidos destacamos
que a avalição processual da própria prática é um dos quesitos que torna possível
o alcance de objetivos positivos no processo de ensino aprendizagem das crianças.
Esse tipo de avaliação permite à professora refletir sobre como está se dando a
aprendizagem para cada criança, permitindo a flexibilizar a metodologia de ensino,
caso seja necessário. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUAS IMPLICAÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |