Description:
O presente trabalho surgiu depois de uma participação no Projeto de Iniciação
Científica-PIC, oferecido pela Faculdade Doctum de Ensino entre setembro de
2013 a julho de 2014. Por meio dele pudemos conhecer um pouco sobre a
utilização da Tecnologia Assistiva com alunos com paralisia cerebral com
severos comprometimentos motores e de fala. Como resultado do PIC
elaboramos um artigo que foi publicado no VI Congresso Brasileiro de
Educação Especial realizado na Universidade Federal de São Carlos –
UFSCAR, SP, em novembro de 2014. A partir dessas experiências, ficou a
vontade de conhecermos mais acerca da TA. Por esse motivo optamos pela
elaboração de um estudo bibliográfico. Para tal optamos por utilizar o banco de
dados da UFSCAR nos períodos de 2009 a 2011, na busca de dissertações e
teses que tratavam acerca da TA como inclusão de alunos com paralisia
cerebral no contexto de escolas regulares de ensino. Foram selecionadas duas
dissertações que se enquadravam em nossos objetivos de pesquisa. O
presente trabalho também vem abordar recursos de alta e baixa tecnologia
assistiva encontramos em sites e documentos especializados. Para
fundamentação teórica do trabalho buscamos o aporte teórico de Galvão
(2009), Mendes (2010) e Correia (2014), entre outros autores. Concluímos com
o presente estudo que o uso da TA em contextos escolares ainda não é uma
realidade plena e que os alunos com paralisia cerebral não usufruem como
deveriam e poderiam das atividades oferecidas aos demais aos alunos da
escola. Concluímos, também, que a formação inicial e continuada devem se
constituir em investimentos urgentes para essa realidade se transforme.