Description:
A sexualidade infantil tem sua importância na escola, e essa deve contribuir para
que esse tabu venha a ser quebrado até porque a sexualidade está envolvida no
bem estar dos alunos, na saúde e é um processo que ocorre durante toda a vida do
indivíduo. O objetivo principal é conhecer as práticas pedagógicas dos professores
da Educação Infantil em relação a questão da sexualidade em sala de aula. Ao se
tratar do descobrimento da sexualidade das crianças há um tabu que se abre
perante pais e professores por não saber até onde podem explicar as dúvidas das
crianças. É um momento que família e escola se sentem constrangidas em explicar
a criança sobre seu corpo, vão adiando ou empurrando um para o outro essa
obrigação, família tem medo de aflorar a sexualidade da criança, escola medo de
repressões por parte da família. O trabalho é embalsado na visão de alguns autores
como: Áries (1978), Louro (1996), Silva (2002) e Foucault (2005) e concluímos que
há necessidade de elaboração de visões positivas acerca da sexualidade, do
cuidado e conhecimento com seu próprio corpo, dos desejos e atitudes, colaborando
para que as crianças vivam sua sexualidade sem culpa, com sujeito, com prazer e
responsabilidade.