Description:
As pessoas com necessidades educacionais especiais adquiriram por lei o
direito de frequentar uma instituição escolar com ensino adequado e recursos
necessários para que o aprendizado aconteça de forma satisfatória, onde
possam socializar e interagir com outros alunos. Esse processo é chamado de
inclusão, ato ou efeito de incluir. Dentre essas pessoas estão os alunos surdos,
que tem como principal meio de comunicação a Língua Brasileira de Sinais-
LIBRAS, reconhecida constitucionalmente pela Lei 10.436/2002. Esse aluno
surdo é foco do presente estudo, pois tem como objetivo mostrar a importância
de contar histórias para crianças surdas em classe de ensino regular no
contexto da Educação Infantil, e entender como está sendo desenvolvido e
aperfeiçoado esse trabalho na escola. Nosso universo de estudo é o CMEI da
rede municipal. Os profissionais abordados para a pesquisa são aqueles que
lidam diretamente com o aluno surdo, por meio de observações e aplicabilidade
de questionário. A intenção foi inferir quais as problemáticas enfrentadas por
eles no processo de inclusão. Dessa forma no decorrer do nosso trabalho
abordaremos um pouco sobre práticas pedagógicas, pois é uma ação de
extrema importância que possibilita ao professor desenvolver um ótimo
trabalho, contribuindo para o aprendizado do aluno. Por trata-se de um sujeito,
levando em consideração seus traços subjetivos e suas particularidades,
optamos por uma investigação bibliográfica e de abordagem qualitativa. Diante
do estudo realizado, entendemos que a educação deva ser igualitária no direito
à diferença, garantindo o acesso e a permanência de crianças, neste caso,
surdas, nas escolas e que sua aprendizagem de fato se efetive de forma
prazerosa, compactuando para um ambiente de grandes realizações.