Description:
Este estudo tem como objetivo retratar as implicações dos contos de fadas na
formação psicológica da criança identificando a associação desse mundo lúdico com
os sentimentos da infância. Os primeiros contatos infantis com a literatura ocorrem
com histórias de contos de fadas, contadas pelos pais, despertando o interesse das
crianças pelas histórias infantis. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizada
a pesquisa bibliográfica como coleta de dados em livros, artigos e materiais
eletrônicos que nos auxiliaram no entendimento sobre a temática. Após essa etapa
inicial, foi feito uma entrevista com uma professora do Centro Municipal de
Educação Infantil Ocarlina Nunes Andrade da Prefeitura de Vitória. Os resultados
obtidos, a partir dessa investigação, demonstram que os contos de fadas, enquanto
gênero da Literatura Infantil, facilitam o desenvolvimento da inteligência, interação,
além de ser fonte de divertimento e prazer. Para muitas pessoas pode parecer
brincadeira, mas na realidade é o marco inicial de uma cultura e, por isso, é
fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor no ambiente escolar.