DSpace Repository

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: POSSIBILIDADES E AVANÇOS NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTEMPORÂNEA

Show simple item record

dc.contributor.author CERQUEIRA, FABIOLA SOUZA
dc.contributor.author SANTOS, GRACIELI DOS
dc.contributor.author MONTEIRO, JOSIANE CAMPOS
dc.contributor.author ABELDT, ROSICLEIA
dc.date.accessioned 2019-05-31T16:44:12Z
dc.date.available 2019-05-31T16:44:12Z
dc.date.issued 2015-12-10
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade de Pedagogia da Serra - DOCTUM, como requisito para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Prof.ª Msc. Dorcas Rodrigues Silva de Recamán pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1431
dc.description Sabemos que o aprendizado no estágio supervisionado é de grande importância para compor a formação de qualquer profissional, pois, a sua prática possibilita ao aluno aprendera partir das experiências nos diversos tipos de situação. Nesse sentido os autores, como Pimenta, Freire, Santos, dentre outros, afirmam que o estágio curricular exerce importante função na formação de professores, porque colabora com a construção da aprendizagem do aluno, constituindo-se enquanto elemento articulador no currículo do curso, aproximando a universidade com as escolas de educação básica e agindo como conexão entre teoria e prática. Assim posto, pretende-se responder ao seguinte questionamento: Qual a contribuição do estágio curricular para a formação docente? Na busca por respostas, pretende-se verificar a importância da relação teórico-prática para a formação docente; analisar a compreensão do aluno quanto à finalidade do estágio, sua aplicabilidade e contextualização, além de descrever sugestões, criticam e observações para o aprimoramento da pratica do estágio supervisionado. Neste estudo, utilizamos da pesquisa bibliográfica, documental e do questionário, como instrumentos metodológicos, que corrobora para as seguintes considerações finais: que a importância do estágio supervisionado na formação dos docentes se reflete nas experiências agregadas, nas formas de agir na prática e nas aprendizagens cotidianas, quanto ao método, recursos, incentivos, atividades, projetos e conteúdos programáticos. Tudo isso contextualizado na prática cotidiana da sala de aula, fazendo com que o professor assuma-se enquanto educador, que acredita assim como Paulo Freire (1996, p. 23) que “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Aprendizagem Prática pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.title ESTÁGIO SUPERVISIONADO: POSSIBILIDADES E AVANÇOS NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTEMPORÂNEA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account