DSpace Repository

O LETRAMENTO E A AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

Show simple item record

dc.contributor.author PRATA, DÉBORA SOARES
dc.contributor.author NOGUEIRA, MARIA DE LOURDES DIAS
dc.contributor.author SILVA, MARIA LUCIANO DA
dc.contributor.author SOUSA, PATRÍCIA DOS SANTOS
dc.date.accessioned 2019-05-31T16:54:34Z
dc.date.available 2019-05-31T16:54:34Z
dc.date.issued 2014-12-10
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª. Drª. Lilian Pereira Menenguci pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1433
dc.description Este trabalho aborda os processos de alfabetização e letramento, enquanto processos distintos, complexos e interdependentes, que devem estar presentes na sala de aula. A finalidade desse estudo é analisar as implicações da prática docente nesses dois processos no contexto das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de Serra- ES. Para o aprofundamento deste estudo tivemos como referenciais metodológicos a pesquisa de natureza qualitativa a qual pretende verificar a relação da realidade com o objeto de estudo. As visitas às salas das classes de 1º ano da Escola de Ensino Fundamental I nos ajudaram a compreender a prática docente na alfabetização. As técnicas de coleta de dados foram: a observação nas salas de aulas e a aplicação de questionário. Os dados foram analisados sob as seguintes categorias: a formação profissional dos professores, a concepção de alfabetização e letramento e a metodologia adotada. Reiterando o que os autores consultados afirmaram, os dados dessa pesquisa apontaram que a intervenção pedagógica do professor nas classes de alfabetização será suficientemente satisfatória, se houver uma formação profissional adequada. Essa formação resulta de uma prática docente constituída de conhecimentos teóricos, conceituais e metodológicos, adquiridos durante a formação inicial e continuada, aliados aos conhecimentos extraídos da experiência de alfabetizar na perspectiva do letramento. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title O LETRAMENTO E A AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account