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ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DO ATENDIMENTO HOSPITALAR NO ESPÍRITO SANTO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CONSTRUÇÃO

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dc.contributor.author SANTOS, ARACELIA LUIZA DOS
dc.contributor.author RODRIGUES, DÉBORA LIMA
dc.contributor.author SHIGEOKA, EDILZE DIAS
dc.contributor.author BELTRANE, VALÉRIA
dc.date.accessioned 2019-05-31T16:59:15Z
dc.date.available 2019-05-31T16:59:15Z
dc.date.issued 2014-12-10
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Professora Drª Vasti Gonçalves de Paula Correia pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1434
dc.description O presente trabalho tem como objetivo central conhecer e compreender quais são os desafios e possibilidades da pedagogia hospitalar no contexto em que ela é praticada. Para tanto, buscamos investigar em um hospital da região Metropolitana, tradicionalmente conhecido pelo atendimento educacional ofertado às crianças e adolescentes hospitalizados. O estudo é de natureza qualitativa e utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação e entrevistas. Participam da pesquisa mães e três pedagogas que atuam no Hospital investigado. A percepção e opinião de teóricos como Fonseca (2011), Ceccim (1997) e outros são apresentadas no texto, como forma de diálogo e aprofundamento da temática. Entendemos, a partir das observações e entrevistas, que o esforço realizado pelos profissionais junto aos alunos/pacientes hospitalizados, promove o acesso à aprendizagem, assim como permite a essas pessoas um momento diferente num ambiente carregado de dificuldades em função da doença. Na opinião dos familiares, o atendimento educacional oferecido aos filhos internados assume um diferencial extremamente importante em suas vidas. : Embora tenhamos consciência de que são grandes as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores no atendimento à classe hospitalar, de maneira geral, são atribuídos a uma gestão pouco comprometida com a área, uma vez que não oferece condições adequadas e suficientes para que os professores/pedagogos tenham uma atuação mais eficiente e mais humanizada. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject classe hospitalar pt_BR
dc.subject atendimento educacional especializado pt_BR
dc.subject aprendizagem pt_BR
dc.title ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DO ATENDIMENTO HOSPITALAR NO ESPÍRITO SANTO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CONSTRUÇÃO pt_BR
dc.type Other pt_BR


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