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O presente trabalho tem por objetivo investigar as implicações do brincar de faz conta no desenvolvimento da linguagem oral da criança. Entendemos que a brincadeira de faz de conta acontece e tem como função ajudar a criança a aprender sobre a realidade. Na escola, essa atividade precisa ser respeitada e incentivada a partir da mediação do professor e dos objetos. Utilizamos para subsidiar este estudo, a abordagem histórico-cultural, especialmente os estudos de Lev S. Vygotsky, que atribui papel relevante ao brincar da criança em seu processo de formação humana. Metodologicamente, realizamos um estudo de caso de inspiração etnográfica, para tanto, recorremos às observações dos sujeitos da pesquisa, como alunos, professora e estagiária, de uma escola privada de Educação Infantil do município de Serra/ES. Observamos que as práticas docentes em relação à brincadeira ainda têm sido inseridas como atividades para preencher as lacunas da rotina, negligenciando a potencialidade que possuem. É preciso que essas atividades sejam, significativas e atendam as necessidades da criança possibilitando avanços no seu desenvolvimento. |
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