Description:
O objetivo desse estudo é discutir algumas mudanças ocorridas na educação infantil, as quais
garantem à criança o direito de espaços educacionais que contribuam para o seu pleno
desenvolvimento. Entendendo a criança como um sujeito histórico-cultural, encontramos nos
estudos de Vigotsky, apontamentos importantes para nossa investigação. Buscamos entender
em que proporção as práticas pedagógicas e a organização do espaço e tempo contribuem para
a transformação do espaço da educação infantil, em um cenário de aprendizagem e
desenvolvimento da criança. Dialogamos com autores como Barbosa (2009), Oliveira (2008),
Kramer (2002) e documentos como: RCNEIs (1998), DCNEIs (2009) ECA 1990, LDB
9394(1996). Optamos por uma pesquisa de campo de natureza qualitativa e investigativa, mais
especificamente o estudo de caso de inspiração etnográfica. Fizemos uso de observações e
entrevista audiovisual. Para análises dos dados, reportamo-nos aos teóricos eleitos.
Observamos que a instituição considera as práticas pedagógicas e a organização do espaço
como ferramentas importantes para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. Assim, o
CMEI observado busca o ideal desejado pelos profissionais, mas ainda não atende de forma
adequada, visando o desenvolvimento da criança de forma integral.