dc.contributor.author |
OLIVEIRA, ALESSANDRA JESUS |
|
dc.contributor.author |
JESUS, JUANA CRISTINA PEREIRA DE |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-31T17:30:05Z |
|
dc.date.available |
2019-05-31T17:30:05Z |
|
dc.date.issued |
2013-12-10 |
|
dc.identifier.citation |
Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra- Rede de Ensino Doctum como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Lilian Pereira Menenguci. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/1443 |
|
dc.description |
Este estudo, “Construção do Conhecimento Científico na Educação Infantil:
Diálogos entre Piaget e Vygotsky”, resulta de uma pesquisa de natureza
qualitativa, desenvolvida em dois Centros de Educação Infantil localizados na
cidade da Serra (ES). Seu objetivo foi compreender a construção do
conhecimento científico das crianças de 5 e 6 anos de idade, matriculadas e
frequentando a Educação Infantil. Para a sustentação teórica, se utilizou da
contribuição de Piaget e Vygotsky. Além desses colaboradores, considerou
KAMII e KOHL como fundamentação. A coleta de dados se deu a partir de
observações participantes e questionários, com perguntas abertas, aplicados
para duas professoras, uma de cada instituição. Compreendeu a necessidade
de permanente aproximação do professor com o tema, considerando que
mediar o conhecimento do outro passa pela reflexão do próprio conhecimento
docente que se traduz na prática educativa. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
diálogos |
pt_BR |
dc.title |
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS ENTRE PIAGET E VYGOTSKY |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |