dc.description |
Este trabalho tem como objetivo investigar o que é a dislexia e descrever como esse
transtorno tem afetado a capacidade do aluno de ler, de entender as palavras
manuscritas ou impressas, de escrever e de soletrar. Para a melhor compreensão
dessa desordem, foi realizada pesquisa de campo e aplicado questionário, que
abordou o entendimento da dificuldade de aprendizagem, com foco na dislexia, com
base nas obras de Rotta, Ohlweiler e Riesgo (2006), Coll, Marchesi e Palácios
(2004), Condemarín e Blomquist (1989) e outros autores que realizaram estudos
sobre o tema. A aprendizagem é um processo natural na vida das pessoas, porém
algumas passam por isso de forma conflitante e dolorosa, considerando que não têm
prazer diante as dificuldades no aprendizado, pois se torna extremamente difícil
superá-las. Propõe-se uma reflexão de como as famílias podem procurar
diagnosticar precocemente o problema e possibilitar melhores alternativas para
esses alunos em sua trajetória escolar, além de também refletir no que os
educadores, diante tal desafio, podem fazer para trabalhar o desenvolvimento
dessas crianças. |
pt_BR |