DSpace Repository

O INGRESSO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE INFÂNCIA

Show simple item record

dc.contributor.author RORIZ, JUCÉLIA MAIA
dc.contributor.author SILVA, MARILENE DE ARAUJO
dc.contributor.author LYRIO, MIDÓRE
dc.date.accessioned 2019-05-31T17:38:38Z
dc.date.available 2019-05-31T17:38:38Z
dc.date.issued 2013-12-10
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra - Rede de Ensino Doctum como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientador (a): Professor (a) Msc Larissy Alves Cotonhoto pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1447
dc.description O objetivo desta pesquisa consistiu em expor a visão da criança de seis anos sobre seu ingresso na escola de Ensino Fundamental e como ela tem significado sua ida para o 1º ano deste ensino. Por meio de nossas experiências, observamos a dificuldade de inserção e adaptação da criança em um ambiente diferente do cotidiano da Educação Infantil. Para cumprir nossos objetivos, realizamos a coleta dos dados numa Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), localizada na cidade de Serra-ES, com crianças de uma turma de 1º ano, durante o período de setembro a novembro de 2013. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, um estudo de caso etnográfico. Os instrumentos de coleta de dados foram: as observações de alguns momentos da rotina das crianças, entrevista com a turma pesquisada; uso de dispositivos como o desenho, a fala e a escrita da criança e suas atitudes comportamentais. Embasamos o estudo em Lev Semeanovich Vigotski e Henri Wallon que estudam o desenvolvimento e a aprendizagem infantil. Analisando os dados, tivemos como foco duas categorias que envolvem olhar e percepções das crianças em relação à saída da escola de Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental e as práticas pedagógicas da professora no ensino de criança de seis anos. Concluímos que as crianças já se adaptaram a nova realidade do Ensino Fundamental I, contudo, sinalizam que desejam momentos lúdicos e prazerosos. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental I pt_BR
dc.subject análise da rotina pt_BR
dc.subject percepções das crianças pt_BR
dc.title O INGRESSO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE INFÂNCIA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account