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O objetivo desta pesquisa consistiu em expor a visão da criança de seis anos sobre seu ingresso na escola de Ensino Fundamental e como ela tem significado sua ida para o 1º ano deste ensino. Por meio de nossas experiências, observamos a dificuldade de inserção e adaptação da criança em um ambiente diferente do cotidiano da Educação Infantil. Para cumprir nossos objetivos, realizamos a coleta dos dados numa Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), localizada na cidade de Serra-ES, com crianças de uma turma de 1º ano, durante o período de setembro a novembro de 2013. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, um estudo de caso etnográfico. Os instrumentos de coleta de dados foram: as observações de alguns momentos da rotina das crianças, entrevista com a turma pesquisada; uso de dispositivos como o desenho, a fala e a escrita da criança e suas atitudes comportamentais. Embasamos o estudo em Lev Semeanovich Vigotski e Henri Wallon que estudam o desenvolvimento e a aprendizagem infantil. Analisando os dados, tivemos como foco duas categorias que envolvem olhar e percepções das crianças em relação à saída da escola de Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental e as práticas pedagógicas da professora no ensino de criança de seis anos. Concluímos que as crianças já se adaptaram a nova realidade do Ensino Fundamental I, contudo, sinalizam que desejam momentos lúdicos e prazerosos. |
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