DSpace Repository

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: BARREIRAS E ATITUDES NO COTIDIANO ESCOLAR

Show simple item record

dc.contributor.author STRELHOW, FÁBIO GUSS
dc.date.accessioned 2019-05-31T17:44:13Z
dc.date.available 2019-05-31T17:44:13Z
dc.date.issued 2013-12-10
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra - Rede de Ensino Doctum como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Lilian Pereira Menenguci. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1449
dc.description Esta pesquisa, de natureza qualitativa, procurou identificar quais atitudes e fatores viabilizam a inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino e seu acesso frente às barreiras encontradas no cotidiano das escolas públicas municipais. Esta investigação fundamentou-se na participação dos seguintes sujeitos: alunos com deficiência, mães, professores e pedagogos dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública do município de SERRA(ES). Para a coleta de dados, além do diário de campo, contou com a aplicação de questionários. Como aporte teórico o estudo se utilizou das contribuições de BARTALOTTI, MANTOAN e CARVALHO, respectivamente. A pesquisa procurou entender como ocorre o processo de exclusão, sua influência na produção da deficiência e do fracasso escolar. Mas, também se interessou pelos caminhos que constroem a inclusão educacional de alunos com deficiência no sistema público de ensino. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject deficiência pt_BR
dc.subject inclusão pt_BR
dc.subject atitudes pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: BARREIRAS E ATITUDES NO COTIDIANO ESCOLAR pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account