dc.contributor.author |
SILVA, CARLA FABIANA SANTIAGO |
|
dc.contributor.author |
INACIO, EDINEA MOREIRA |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-31T17:53:32Z |
|
dc.date.available |
2019-05-31T17:53:32Z |
|
dc.date.issued |
2013-12-10 |
|
dc.identifier.citation |
Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra – Rede de Ensino Doctum – como requisito para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Lilian Pereira Menenguci |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/1452 |
|
dc.description |
Esta pesquisa de natureza qualitativa e de caráter sociológico objetivou investigar a
percepção de professores frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos que
vivenciam tal realidade, e indagar aos professores quanto às suas posturas diante
dessa problemática. Este trabalho teve como aporte para a fundamentação teórica
os autores PATTO (2002) e MORIN (2001). A investigação foi realizada em duas
escolas, tendo como sujeitos, cinco professoras. Os recursos utilizados na coleta de
dados foram a aplicação de questionário aberto e a observação em sala de aula. A
análise dos dados expressos formal e informalmente mostrou que a concepção dos
professores sobre as dificuldades de aprendizagem não é constituída de
conhecimento plausível sobre o assunto. Concluiu-se que a falta de conhecimentos
básicos dos profissionais da área tem contribuído para a segregação dos alunos que
apresentam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
dificuldades |
pt_BR |
dc.subject |
aprendizagem e professor |
pt_BR |
dc.title |
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOCIOLÓGICO |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |