DSpace Repository

AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: COMO É ENTENDIDA A PARTIR DO OLHAR DO GESTOR, PROFESSORES E ALUNOS?

Show simple item record

dc.contributor.author SIMPLÍCIO, GILCÉIA SANTIAGO
dc.contributor.author STRELHOW, ILHOMAR
dc.contributor.author FERNANDO, PRISCILA DA ROCHA
dc.date.accessioned 2019-05-31T18:45:41Z
dc.date.available 2019-05-31T18:45:41Z
dc.date.issued 2013-07-09
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra - Rede Doctum de Ensino como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientador (a): Professora Ms. Dorcas Rodrigues Silva de Recamán pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1453
dc.description Nesta pesquisa descritiva exploratória sobre avaliação, objetivamos um estudo bibliográfico a partir dos teóricos: Luckesi, Vasconcelos, Esteban, Libâneo e Haydt sobre: como o gestor, professores e alunos concebem a avaliação dentro do processo de ensino e da aprendizagem, e como estes estabelecem a diferença entre “prova” e o processo de avaliação? Em uma escola do município de Serra/ES. A educação tradicional trazida pelos jesuítas para o Brasil como prática avaliativa resumia-se a provas que deixaram marcas no ensino durante séculos. Levantamos dados através de entrevistas revelando o termo “prova” ainda confundido como processo de avaliação, sendo que o mesmo é apenas instrumento avaliativo. A avaliação é um processo norteador para se alcançar os objetivos educativos. Características das ações: norteadora, diagnóstica, formativa e somativa. A escola deve traçar práticas de ensino que contemplem uma avaliação capaz de envolver o aluno de modo que seja utilizada como ferramenta no desenvolvimento do aprendizado. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: COMO É ENTENDIDA A PARTIR DO OLHAR DO GESTOR, PROFESSORES E ALUNOS? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account