dc.description |
A presente pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil-CMEI, no
município de Serra/ES. Esse estudo surgiu da necessidade de aprimorarmos
nossos conhecimentos em relação à organização pedagógica do tempo e
espaço de uma creche. O objetivo geral deste trabalho foi compreender como
acontece a organização do espaço e tempo, se estes contribuem para o
desenvolvimento e autonomia das crianças. A metodologia usada foi à
abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram
à observação e a pesquisa de campo, com a participação de professores,
pedagogos e alunos. Esse estudo teve como base teórica a contribuição de
Oliveira (2008), Edwards (1999), Rinaldi (2012), Campos (2009), Kramer (2002),
Aroeira (1996) entre outros. A resposta encontrada nos mostra que é dado ao
espaço e tempo uma grande importância, pois estes são partes integrantes no
processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, e para tanto, este
processo só acontecerá se a unidade escolar garantir uma organização
adequada dos espaços e tempos. |
pt_BR |