DSpace Repository

AFRODESCENDÊNCIA: TRABALHANDO A DIVERSIDADE ETNICORRACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Show simple item record

dc.contributor.author NUNES, DAIANY SILVA
dc.contributor.author VASCONCELOS, IVONE DE ALMEIDA
dc.date.accessioned 2019-05-31T19:36:19Z
dc.date.available 2019-05-31T19:36:19Z
dc.date.issued 2013-07-08
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade de Pedagogia Comunitária da Serra - Rede de Ensino Doctum, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Prof.ª Ms. Dorcas Rodrigues Silva de Recamán pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1455
dc.description A pesquisa que será apresentada traz como estudo o tema em debate; Afrodescendência: Trabalhando a Diversidade Etnicorracial na Educação Infantil. Que teve por problematização: quais são as contribuições que o professor pode utilizar em sua prática profissional para o enfrentamento do trabalho ao preconceito etnicorracial na educação infantil? Para que possamos compreender o papel do professor diante da diversidade cultural e racial dentro da sala de aula, e análise dos reflexos desse trabalho na formação social da criança. Em meio ao estudo de pesquisa, pudemos perceber e conhecer as pluralidades dentro da escola, também analisamos as causas do preconceito etnicorracial, e refletimos sobre o papel da escola/professor na constituição de um cidadão étnico, consciente e sociável. Em nossos objetivos específicos, buscamos; Conhecer as pluralidades dentro da escola; Conhecer e analisar as causa do preconceito etnicorracial; Refletir sobre o papel da escola/professor na constituição de um cidadão étnico, consciente e sociável; Analisar o comportamento das crianças ante a diversidade racial dentro de sala; Propor ações de trabalhos ante as diversidades dentro da escola. O tipo de pesquisa que utilizamos foi à descritiva exploratória, onde dispusemos de entrevista com professores, entrevista com pai de criança negra, isso realizado no Centro Educação Municipal Infantil “João Pedro de Aguiar”. E para aprofundamento de nossos dados e pesquisas usamos como base teórica, Kabengele Munanga, Eliane Cavalleiro, Orientações e Ações para a Educação das Relações Etnicorraciais, Patricia Rufino. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Etnicorracial pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.title AFRODESCENDÊNCIA: TRABALHANDO A DIVERSIDADE ETNICORRACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account