Description:
Nosso estudo visa compreender a mediação do Coordenador Pedagógico frente aos conflitos no espaço escolar, tendo como justificativa o fato de que a temática (in) disciplina permeia o contexto e as relações entre os discentes, docentes, profissionais da escola e familiares. Optamos pela pesquisa de campo e utilizamos o questionário como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram quinze alunos, cinco professores e oito coordenadores disciplinares, de uma escola publica municipal e uma escola da rede privada. Nosso arcabouço teórico baseou-se em Foucault, La Taille et al, Aquino e outros, que contribuem de forma interessante sobre a questão em foco. E assim concluímos que é preciso considerar as causas da indisciplina, bem como os significados das atitudes indisciplinares, que demonstrou respostas até então ‘escondidas’, e que as regras e dispositivos utilizados para ‘conter’ a indisciplina precisam ser mais bem trabalhados junto aos discentes. Na expectativa de iniciar uma caminhada para melhor atuação do Coordenador de disciplina é que se deu nosso empenho.