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Este estudo foi desenvolvido com o propósito de avançar na conscientização dos
atores do contexto escolar, sobre a necessidade de tratar a problemática, por nós
levantada, diz que: como o educador das séries iniciais no ensino fundamental
aborda o tema “preconceito étnico” e como ele se manifesta? O levantamento, de
igual modo, objetivou conscientizar os professores e motivá-los a trabalhar a lei
10.639/03 que aborda a obrigatoriedade do ensino da cultura e história afrobrasileira
e africana nos conteúdos escolares. O estudo de caso foi norteado pelas
observações e um maior envolvimento com sujeitos do âmbito escolar como:
professores, coordenadores, pedagogos, alunos, participantes ativos do movimento
negro e ativista do meio cultural. O levantamento de dados foi realizado por meio de
fatos históricos vividos neste contexto. Nosso ponto de contato e observação foi uma
escola municipal, situada em Planalto Serrano, Bloco A, em Serra/ES. Diversos
atores e organizações contribuíram para o sucesso dessa pesquisa. O Centro do
Estudante Afro-Brasileiro (Ceafro) por meio de seu livro Igualdade das relações
étnico-raciais na escola nos orientou a entender as relações e possibilidades para a
implementação da lei 10.639/03, conjuntamente, Eliane Cavalleiro (2001), com o
livro Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola, dentre outros
referenciais teóricos. Esta pesquisa nos mostrou a trajetória que se precisa fazer
ainda quanto ao combate relacionado ao preconceito e suas manifestações, e nos
fez identificar ainda a necessidade urgente de tratar a temática e conscientizar
alunos, professores e toda comunidade escolar da importância de todos na luta para
um país mais igualitário. |
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