dc.description |
Este estudo, de natureza qualitativa, foi realizado em um Centro Municipal de
Educação Infantil, localizado no município de Serra (ES). O objetivo desta
pesquisa foi compreender as práticas pedagógicas relacionadas ao cuidar e ao
educar na Educação Infantil, especialmente para as crianças de 2 e 3 anos.
Além disso, investigou a relação professor-aluno no que tange à práxis
pedagógica. Para coleta de dados, se utilizou de observação, registrada no
diário de campo, análise de documentos e de aplicação de questionários.
Participaram deste estudo quatro professoras em atuação na Educação Infantil.
Para a base teórica, as contribuições de Jean Piaget e Wadsworth (1995),
estiveram presentes. Outra fonte importante referência, utilizada na pesquisa,
foi o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998)
aliado às proposições da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDB) e o Estatuto da Criança e do Adolescente. |
pt_BR |