dc.description |
Tratando-se de jogos e brincadeiras tradicionais, podemos defini-los como
atividades que foram criadas e desenvolvidas por gerações passadas chegando às
gerações atuais. Essas práticas estão entrando em decadência devido ao avanço
tecnológico, onde crianças e jovens em sua maioria optam por brinquedos
eletrônicos e industrializados.
O resgate das brincadeiras tradicionais nas aulas de Educação Física contribui para
o favorecimento da continuidade da cultura popular. Tais brincadeiras proporcionam,
em nossas crianças, um desenvolvimento saudável e interativo.
No que se refere à metodologia, o presente estudo foi desenvolvido seguindo uma
abordagem qualitativa, procurando descrever percepções e expectativas dos
sujeitos investigados. Portanto, serão utilizados questionários objetivos e visuais,
para alunos da educação infantil, mais especificamente para o grupo 5. Esse
questionário visa descobrir as brincadeiras e brinquedos utilizados pelos alunos
citados. Elaboramos ainda um questionário subjetivo, a ser aplicado aos professores
de Educação Física das respectivas turmas, de modo a investigar se os mesmos
consideram importante a utilização de jogos e brincadeiras tradicionais e se os
utilizam em suas aulas. |
pt_BR |