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Este artigo tem como objetivo analisar como a evolução do ensino superior brasileiro afeta a empregabilidade do profissional, levando em consideração que o processo de aprendizagem dura a vida toda e varia de acordo com a pessoa, classe social, cultura (SOARES, 2006), a evolução do ensino superior no Brasil cresceu consideravelmente nos últimos anos, apesar de muitas instituições privadas criarem seus cursos sob direta influência da demanda do mercado atual, explicado pelo passado escravocrata do Brasil como também pela tardia implantação de recursos no país. O presente artigo baseia-se em uma coleta de dados realizada em institutos de pesquisa e estatística, como o SEMESP, IBGE, INEP, IPEA, MEC, artigos e através de entrevistas realizadas com gestores de Recursos Humanos (RH) de várias empresas localizadas na região da grande Vitoria/ES, os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa, de modo a demonstrar os impactos da evolução do ensino sobre a empregabilidade. Os resultados deste estudo apontam que o número de matriculados por ano é consideravelmente superior ao número de concluintes, o que é um dado alarmante, que pode ter relação direta com a demanda do mercado de trabalho que tende a valorizar mais a experiência do profissional do que sua formação. O estudo foi limitado à Grande Vitória e sugere novas pesquisas acompanhando alunos no mercado de trabalho em suas respectivas áreas após sua formação. |
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