DSpace Repository

ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE PARASITOS ATRAVÉS DE ATIVIDADE EDUCATIVA

Show simple item record

dc.contributor.author TEDESCO, LUBIANA
dc.date.accessioned 2019-06-13T19:02:36Z
dc.date.available 2019-06-13T19:02:36Z
dc.date.issued 2012-12-04
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Ensinar Brasil, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Ciências Biológicas. Orientador: Prof. Dr. André Luiz Magalhães Botelho pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1559
dc.description As parasitoses são infecções intestinais provocadas por vermes podendo afetar o equilíbrio nutricional e também causar complicações significativas à saúde, principalmente de crianças. Alguns fatores podem influenciar em sua prevalência como: aumento da população, baixa renda de parte da população e deficiências nas condições de higiene básica, que demonstra uma grande necessidade de fornecer a população informações. Devido a complexidade do tema é bem complexo perante aos alunos de ensino fundamental, uma pesquisa foi elaborada e aplicada para identificar o nível de conhecimento sobre o assunto, detectando a necessidade de uma intervenção educativa e aplicação de uma atividade lúdica denominada “Sequência Didática dos Parasitos” que tem como ideia principal a rotina de uma criança por um dia; rotina esta representada na sequência do tabuleiro por uma casa, uma escola e uma praça onde as crianças podem brincar. No contexto da atividade lúdica são propostas diversas situações que a criança pode encontrar no seu dia-a-dia, diante das quais será preciso tomar decisões básicas de higiene; que são os elementos fundamentais para que o participante possa dar seguimento à partida. Tornando assim o tema contextualizando, facilitando a compreensão dos alunos. Após a atividade lúdica foi reaplicado o questionário abordando o conteúdo acrescido de questões para avaliar a aceitação da atividade e analisar se os professores utilizam dinâmicas como a utilizada, em sala de aula. Com base nos resultados obtidos identificou-se que os alunos das quatro escolas observadas, alcançaram no pré-teste um nível semelhante e no pós-teste esta média foi maior comparada ao pré-teste. A Sequência Didática dos Parasitos foi bem aceita pela equipe pedagógica da escola e também pelos alunos. Na análise da metodologia usada pelos professores em sala de aula foi diagnosticado que eles não utilizam materiais de ludicidade e nem práticos. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Parasitoses pt_BR
dc.subject Atividade lúdica pt_BR
dc.subject Qualidade de vida pt_BR
dc.title ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE PARASITOS ATRAVÉS DE ATIVIDADE EDUCATIVA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account