dc.contributor.author |
VAGO, ALEXANDRO MUNIZ |
|
dc.contributor.author |
BARRETO JÚNIOR, EDMILSON GOMES |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-13T19:06:39Z |
|
dc.date.available |
2019-06-13T19:06:39Z |
|
dc.date.issued |
2012-12-04 |
|
dc.identifier.citation |
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Ensinar Brasil, como requisito para obtenção do grau de licenciatura em Ciências Biológicas. Orientador: Prof. Msc. André Moreira de Assis |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/1560 |
|
dc.description |
Esse trabalho teve como objetivo identificar o grau de conhecimento dos professores do município da Serra/ES sobre a vegetação de restinga e suas aplicações no ensino, procurando analisar as espécies vegetais, as funções ecológicas, os ambientes naturais e os problemas citados pelos docentes. Para isso foi adotada metodologia de cunho qualitativo que acontece em dois momentos: o primeiro se caracterizou por um levantamento de trabalhos científicos sobre restinga e ensino de ciências e biologia. No segundo momento, foi aplicado um questionário aos professores da rede municipal, estadual e particular. A fixação de dunas foi citada como principal função ecológica e como principal problema do desmatamento. As análises apontam que o conhecimento sobre a restinga tem relação direta com a formação dos professores durante a graduação. Os conhecimentos das funções ecológicas do ambiente são os mais divulgados e baseados na legislação. Em relação às aulas de campo 57 % dos professores afirmaram que realizam. 95,20 % dos professores entrevistados indicaram que o desmatamento é o maior problema que atinge a vegetação de restinga. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ecossistema costeiro |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
CONHECIMENTO SOBRE A VEGETAÇÃO DE RESTINGA E SUAS APLICAÇÕES NO ENSINO DO MUNICÍPIO DA SERRA - ES |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |