dc.contributor.author |
MENDONÇA, LÍVIO FONSÊCA DE |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-18T17:22:11Z |
|
dc.date.available |
2019-06-18T17:22:11Z |
|
dc.date.issued |
2016-12-10 |
|
dc.identifier.citation |
Pesquisa apresentada ao Curso de Licenciatura em ciências Biológicas do Instituto Superior de Educação da Serra, a ser submetido como requisito para obtenção de título de Licenciado em Ciências Biológicas. Orientador: Prof.: André Moreira de Assis. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/1590 |
|
dc.description |
A aprendizagem é um processo cognitivo realizado pelo indivíduo que se dá pela mudança de conexões neurais por processos de assimilação (SILVERTHORN, 2003), no ambiente escolar o estudante é o construtor do seu conhecimento e só pode ser ensinado se assim desejar e o sono e a sonolência podem ter grande interferência nessa questão (DELIEICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002). Existem dos tipos de sono, o sono REM e o de ondas lentas, cada um com suas funções e sua qualidade pode gerar sonolência diurna-excessiva, estudos mostram que existe uma relação entre rendimento escolar e sonolência (GIBSON et al. 2006). O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a percepção de estudantes sobre a influência do sono no seu ensino, utilizando a escala de sonolência de Epworth para medir a sonolência e um questionário quali-quantitativo para avaliar a percepção sobre sono e ensino. A maioria da amostra não apresentou sonolência, e estes também foram os que relataram menor dificuldade de aprendizado. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
escala de Epworth sonolência |
pt_BR |
dc.title |
A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SONO NO ENSINO ESCOLAR |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |