DSpace Repository

A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SONO NO ENSINO ESCOLAR

Show simple item record

dc.contributor.author MENDONÇA, LÍVIO FONSÊCA DE
dc.date.accessioned 2019-06-18T17:22:11Z
dc.date.available 2019-06-18T17:22:11Z
dc.date.issued 2016-12-10
dc.identifier.citation Pesquisa apresentada ao Curso de Licenciatura em ciências Biológicas do Instituto Superior de Educação da Serra, a ser submetido como requisito para obtenção de título de Licenciado em Ciências Biológicas. Orientador: Prof.: André Moreira de Assis. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1590
dc.description A aprendizagem é um processo cognitivo realizado pelo indivíduo que se dá pela mudança de conexões neurais por processos de assimilação (SILVERTHORN, 2003), no ambiente escolar o estudante é o construtor do seu conhecimento e só pode ser ensinado se assim desejar e o sono e a sonolência podem ter grande interferência nessa questão (DELIEICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002). Existem dos tipos de sono, o sono REM e o de ondas lentas, cada um com suas funções e sua qualidade pode gerar sonolência diurna-excessiva, estudos mostram que existe uma relação entre rendimento escolar e sonolência (GIBSON et al. 2006). O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a percepção de estudantes sobre a influência do sono no seu ensino, utilizando a escala de sonolência de Epworth para medir a sonolência e um questionário quali-quantitativo para avaliar a percepção sobre sono e ensino. A maioria da amostra não apresentou sonolência, e estes também foram os que relataram menor dificuldade de aprendizado. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject escala de Epworth sonolência pt_BR
dc.title A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SONO NO ENSINO ESCOLAR pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account