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Os recursos didáticos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino e aprendizagem, e o jogo didático caracteriza-se como uma importante e executável alternativa para contribuir em tais processos, por favorecer a construção do conhecimento ao aluno. Assim, a proposta desenvolvida teve por objetivos elaborar, confeccionar, aplicar e avaliar o jogo didático no auxilio, na compreensão e aprendizagem dos conteúdos de Ciências. O jogo foi elaborado com base nas literaturas referentes aos conteúdos específicos do ensino de Ciências do sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental II. O jogo de tabuleiro confeccionado foi aplicado aos alunos da escola pública estadual “Nova Carapina”, no município de Serra, estado do Espírito Santo. A metodologia do trabalho consistiu na análise de questionários aplicados antes e após a aplicação do jogo, mostrando os resultados dos alunos através desta metodologia de ensino. O resultado da aplicação do questionário prévio na turma A foi de 47,81% de acertos, a turma B obteve 40,63% de acertos, evidenciando que os alunos já apresentavam algum conhecimento sobre o assunto. O resultado do questionário, após intervenção na turma A, evidenciou um aumento de 6,57%, que pode ser considerado um bom resultado, o que indica que o jogo conseguiu gerar algum conhecimento. Pode-se inferir, também, em análise dos resultados obtidos, que o jogo elaborado pode auxiliar o professor no processo de ensino, bem como favorecer a apropriação desses conhecimentos pelo aluno. Após aplicação do jogo, uma cópia do jogo foi doada à escola pública estadual “Nova Carapina”. |
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