Description:
O tema crise hídrica é um assunto muito discutido na mídia, na
sociedade, bem como em sala de aula. O grande motivo para tal preocupação
se deve ao fato de estarmos vivendo um aumento de crescente ameaça de
falta de água para atender a população brasileira em especial o estado Espírito
Santo. A disponibilidade da água pode parecer ilimitada para muitos, porém à
medida que ocorre o crescimento desordenado e há aumento na demanda,
vemos que o ciclo da água não é respeitado e como consequência tem-se a
degradação tornando-a cada vez mais inadequada para o consumo humano.
Diante desse contexto, objetivou-se com esse trabalho verificar a percepção
ambiental dos alunos de uma escola pública sobre a crise hídrica. Foi
realizado um levantamento bibliográfico para analisar os fatores que
possivelmente afetaram a disponibilidade de água potável disponível no
planeta e seus prováveis agentes causadores de impactos para elaboração do
questionário. Utilizou-se uma pesquisa de caráter exploratório com a aplicação
de um questionário (contendo perguntas abertas e fechadas) em uma escola
pública localizada no munícipio de Serra, ES. Assim sendo pode, após analisar
os resultados, percebe-se que há uma necessidade de trabalhar melhor os
conteúdos aplicados e desenvolver atividades relacionadas à água.
Concluímos que há necessidade de se intensificar atividades relacionadas à
educação ambiental durante a aplicação dos conteúdos para alunos do ensino
médio de acordo com o que rege os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).