DSpace Repository

UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES): PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Show simple item record

dc.contributor.author SOUSA, JAMILE NEVES
dc.contributor.author FERREIRA, MEIRIELY CUSTÓDIO
dc.date.accessioned 2019-06-19T18:04:53Z
dc.date.available 2019-06-19T18:04:53Z
dc.date.issued 2018-07-10
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na faculdade Doctum-Instituto Superior de Educação da Serra, como requisito básico à conclusão do curso de Ciências Biológicas, sob a orientação da Prof.ª Msc. Sandileuza Pereira da Silva. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1629
dc.description Os professores de Ciências Naturais, se deparam diariamente com a dificuldade na aprendizagem e com a desmotivação dos alunos na sala de aula. Para que ocorra uma aprendizagem significativa, deve ser oferecida aos alunos uma ampla diversidade de tarefas, incluindo aquelas que possuem aspecto lúdico. O emprego de jogos no ensino de Ciências, representa uma ferramenta para que o aluno concretize o conteúdo e possa estabelecer relação entre a teoria e a prática, além de melhorar consideravelmente a aprendizagem dos conteúdos. O objetivo dessa pesquisa é elaborar, aplicar e avaliar a eficiência de um jogo didático que auxilie no processo de ensino e aprendizagem em Ciências, abordando conteúdos de histologia. A metodologia desse estudo se deu em três etapas: a primeira foi a aplicação de um questionário sobre “os tecidos do corpo humano” para os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II; a segunda constituiu na aplicação do jogo e posteriormente, na reaplicação do questionário; na terceira etapa foi aplicado outro modelo de questionário a fim de avaliar a opinião dos alunos em relação à metodologia utilizada. Verificou-se que a elaboração do jogo didático utilizado como recurso educacional, contribuiu para o melhor entendimento do conteúdo. Sendo assim, a utilização de jogos como prática de ensino se caracteriza como uma alternativa viável e interessante para aprimorar as relações entre aluno/professor. A função educativa do jogo foi facilmente identificada durante sua aplicação. Observou-se que esse recurso didático favorece a aquisição do conhecimento em clima de prazer e alegria. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ciências pt_BR
dc.subject Biologia pt_BR
dc.subject Jogo didático pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES): PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account