DSpace Repository

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Show simple item record

dc.contributor.author NUNES, Ana Lúcia de Sousa Viana
dc.contributor.author MEDINA, Bianca Amorim
dc.contributor.author CAMPOS, Luiz Filipe Ramos da Silva
dc.date.accessioned 2019-07-23T18:53:26Z
dc.date.available 2019-07-23T18:53:26Z
dc.date.issued 2018-12-10
dc.identifier.citation Professor Orientador: ROSADAS, Sidney de Carvalho
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1792
dc.description Esse artigo tem como objetivo identificar a importância da Educação Física para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A prática de Educação Física contribui para o processo de interação, melhoria da relação interpessoal e ainda para o desenvolvimento cognitivo e motor do aluno com TEA. A metodologia utilizada para a realização desse estudo foi a pesquisa qualitativa e o instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica em livros, revistas acadêmicas, artigos científicos, legislação brasileira. Foi feito um levantamento de materiais sobre Síndrome do Espectro Autista, Educação Física Adaptada e a contribuição da Educação Física para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista. Os resultados dessa investigação apontam que a Educação Física pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida de uma criança com TEA seja por meio da ampliação das habilidades cognitiva, afetiva e motora, além de auxiliar no processo de socialização e inclusão desse aluno no espaço escolar. pt_BR
dc.description.abstract This article aims to identify the importance of Physical Education for the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The practice of Physical Education contributes to the process of interaction, improvement of the interpersonal relationship and also to the cognitive and motor development of the student with ASD. The methodology used to carry out this study was qualitative research and the instrument of data collection for bibliographic research in books, academic journals, scientific articles, Brazilian legislation. A survey was made of materials on Autistic Spectrum Syndrome, Adapted Physical Education and the contribution of Physical Education to the inclusion of the student with Autism Spectrum Disorder. The results of this investigation indicate that Physical Education can contribute to the improvement of the quality of life of a child with ASD by means of the expansion of the cognitive, affective and motor abilities, besides helping in the process of socialization and inclusion of this student in the school space. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.title A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account