DSpace Repository

CORRELAÇÃO ENTRE AS ATIVIDADES DE “VOLTA À CALMA” E O RENDIMENTO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL APÓS AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Show simple item record

dc.contributor.author BIANCARDI, Karina
dc.date.accessioned 2019-07-23T19:09:05Z
dc.date.available 2019-07-23T19:09:05Z
dc.date.issued 2018-12-10
dc.identifier.citation Professor Orientador: KIRST, Flavio Valdir
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1795
dc.description A educação infantil corresponde a uma faixa etária em que as crianças absorvem a maior parte das informações de suas vivências, e esses aprendizados os acompanharão ao longo de suas vidas. As aulas de educação física na educação infantil se desenvolvem por meio de brincadeiras, atividades lúdicas e jogos, que visam exercitar sua capacidade motora e cognitiva. No entanto, essas atividades comumente geram agitação, dispersão e cansaço nas crianças, recebendo críticas dos professores regentes. Este estudo teve como objetivo compreender a correlação entre as atividades de “volta à calma” e o rendimento dos alunos da educação infantil após a realização das aulas de educação física. Realizou-se uma pesquisa de campo em um Centro Municipal de Educação Infantil, com alunos da Educação Infantil do grupo IV, com inserção de atividades de volta à calma na rotina escolar. Os resultados da análise apontam para uma redução significativa no tempo médio de retorno à concentração, foco e atenção nas atividades docentes, bem como que os alunos ficaram menos agitados, o tom de voz baixou e a atenção melhorou. pt_BR
dc.description.abstract Early childhood education corresponds to an age group where children absorb most of the information from their experiences, and these learnings will accompany them throughout their lives. Physical education classes in children's education are developed through play, play activities and games, which aim to exercise their motor and cognitive ability. However, these activities commonly generate agitation, dispersion and fatigue in the children, receiving criticism from the regent teachers. The purpose of this study was to understand the correlation between the activities of "back to calm" and the performance of the children's students after the physical education classes. A field research was carried out in a Municipal Center for Early Childhood Education, with students from the Early Childhood Education group IV, with the insertion of activities back to school routine. The results of the analysis point to a significant reduction in the mean time of return to concentration, focus and attention on teaching activities, as well as the fact that students became less agitated, their voice lowered, and their attention improved.. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject educação infantil pt_BR
dc.subject educação física pt_BR
dc.subject volta à calma pt_BR
dc.title CORRELAÇÃO ENTRE AS ATIVIDADES DE “VOLTA À CALMA” E O RENDIMENTO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL APÓS AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account