Description:
O tema deste artigo, parte da importância do gestor no ambiente escolar, bem como, busca entender suas atribuições e as dificuldades encontradas durante o exercício de suas atividades na gestão democrática e participativa na escola. Partimos da história da gestão escolar, da gestão democrática perante a legislação, da transição da administração para a gestão e as contribuições de um diretor como gestor escolar na presença de uma gestão democrática e participativa. A gestão escolar engloba as competências necessárias para o desenvolvimento das atividades nas unidades escolares quanto a elaboração e execução da proposta pedagógica, a administração de pessoal e os recursos materiais e financeiros. O modelo de gestão democrática e participativa valoriza a participação da comunidade no processo de tomada de decisão, construindo os objetivos de forma coletiva. Na gestão democrática o gestor continua sendo o principal responsável pela instituição, no entanto, ele divide suas responsabilidades com a comunidade escolar, professores, coordenadores e supervisores. A pesquisa de campo realizada a partir de uma concepção qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, teve como objetivos compreender a importância da gestão democrática e participativa no ambiente escolar e seus respectivos desafios, bem como, discutir sobre a real importância da prática da gestão no ambiente escolar e ainda descrever a participação e função dos gestores no contexto escolar. A falta de conhecimento de alguns funcionários sobre de fato como ocorre a gestão democrática afetam o processo da gestão. Afeta também a atitude do gestor que acredita e delega as responsabilidades a sua equipe implicando diretamente no sucesso a ser alcançando.