DSpace Repository

DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUESTÃO DE GÊNERO?

Show simple item record

dc.contributor.author GONÇALVES, LORENA MIRANDA
dc.contributor.author GOMES, SEBASTIÃO JACINTO DE SOUZA
dc.date.accessioned 2019-07-25T22:18:57Z
dc.date.available 2019-07-25T22:18:57Z
dc.date.issued 2019-07-10
dc.identifier.citation Artigo Científico apresentado às FaculdadesDoctum de Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Drª Karla Veruska Azevedo.
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1862
dc.description Este estudo tem como proposta central investigar, por meio de narrativas a baixa adesão de homens pela carreira do magistério na Educação Infantil e a conjuntura nacional que leva à presença de mulheres, como maioria na docência da Educação Infantil. A metodologia utilizada para elaboração deste estudo é de natureza qualitativa de caráter exploratório, realizada por meio de estudos bibliográficos e da narrativa de professores que atuam na Educação Infantil do município de Vitória(ES), denominados Professores de Educação Básica I – PEB I Educação Infantil. A pesquisa reflete acerca da questão da afetividade e do cuidado com as crianças, socialmente atribuída ao gênero feminino, como uma continuidade do papel maternal. As análises de autores como Cerisara e Carvalho são utilizadas no decorrer do trabalho como meio de fundamentar as reflexões propostas. São analisadas, a partir das narrativas, a escolha do magistério na Educação Infantil, a relação com as crianças, a relação com os adultos e a questão do gênero e da discriminação para com os docentes. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.title DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUESTÃO DE GÊNERO? pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account