dc.contributor.author |
GONÇALVES, LORENA MIRANDA |
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dc.contributor.author |
GOMES, SEBASTIÃO JACINTO DE SOUZA |
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dc.date.accessioned |
2019-07-25T22:18:57Z |
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dc.date.available |
2019-07-25T22:18:57Z |
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dc.date.issued |
2019-07-10 |
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dc.identifier.citation |
Artigo Científico apresentado às
FaculdadesDoctum de Serra como requisito
parcial para obtenção do título de
Licenciatura Plena em Pedagogia.
Orientadora: Drª Karla Veruska Azevedo. |
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dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/1862 |
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dc.description |
Este estudo tem como proposta central investigar, por meio de narrativas a baixa adesão de homens pela carreira do magistério na Educação Infantil e a conjuntura nacional que leva à presença de mulheres, como maioria na docência da Educação Infantil. A metodologia utilizada para elaboração deste estudo é de natureza qualitativa de caráter exploratório, realizada por meio de estudos bibliográficos e da narrativa de professores que atuam na Educação Infantil do município de Vitória(ES), denominados Professores de Educação Básica I – PEB I Educação Infantil. A pesquisa reflete acerca da questão da afetividade e do cuidado com as crianças, socialmente atribuída ao gênero feminino, como uma continuidade do papel maternal. As análises de autores como Cerisara e Carvalho são utilizadas no decorrer do trabalho como meio de fundamentar as reflexões propostas. São analisadas, a partir das narrativas, a escolha do magistério na Educação Infantil, a relação com as crianças, a relação com os adultos e a questão do gênero e da discriminação para com os docentes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.title |
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUESTÃO DE GÊNERO? |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |