Engenharia Civil: Recent submissions

  • DE SIQUEIRA, ANNA CAROLINNE PEREIRA; MACIEL, GUILHERME VINICIUS PERON (Este estudo foi uma análise comparativa entre as estruturas metálicas e de concreto armado, realizado na cidade de Caratinga – MG, tendo como objetivo apresentar as vantagens e desvantagens de tais estruturas e analisar a viabilidade econômica destas. É apresentado no texto os preceitos básicos para implantação das estruturas metálicas. Dados precisos foram obtidos com o uso de softwares como o Cypecad, que tem uma excelente precisão. Os resultados apontam que as estruturas metálicas, embora tenham um valor final um pouco mais elevado, podem ser um excelente método construtivo, não somente em construções industriais, onde são usadas com mais frequência, mais também nas construções habitacionais com ganhos em produtividade e tempo de fabricação e execução. Por sua praticidade, a rapidez e o aspecto arquitetônico, futuramente poderá ser adotado no Brasil, como ocorre nos Estados Unidos da América e Inglaterra um método construtivo bem difundido. Porém atualmente ainda existem muitos aspectos que precisam ser rompidos com estudos sobre a temática, um deles talvez o mais relevante seja a questão cultural em um país onde as edificações são predominantemente construídas de madeira econcreto. Palavras-chave:Sistemas Estruturais. Praticidade. Edificações. Concreto armado. Estrutura Metálica., 2019-12-30)
    Este estudo foi uma análise comparativa entre as estruturas metálicas e de concreto armado, realizado na cidade de Caratinga – MG, tendo como objetivo apresentar as vantagens e desvantagens de tais estruturas e analisar ...
  • DOS SANTOS, CAMILA LOURES; ALVES, THALITA ANTONIA DE ASSIS (O trabalho apresenta uma análise realizada no conjunto habitacional Ana Modesta Corrêa entregue pelo o Programa Minha Casa Minha Vida - PMCMV em 2011, localizado no Distrito de Sapucaia, Caratinga-MG. O objetivo do estudo é analisar se as casas que compõem o conjunto habitacional, se atendem as necessidades básicas das famílias contempladas e propor sugestões para possíveis melhorias. Para isso, foi elaborado um simples questionário com perguntas objetivas, aplicado individualmente nas moradias, com visitas realizadas in loco. Após o levantamento dos dados, foi possível analisar a viabilidade, concluindo que o projeto de execução não está com a acessibilidade e flexibilidade necessária às famílias atuais, sendo proposto ao caso estudado sugestões de melhorias, como projetos mais flexíveis, possibilitando ampliações já projetadas em planta baixa. Os projetos desenvolvidos neste trabalho deverão ser apresentados as futuras famílias contempladas pelo o PMCMV, concedendo a eles a opção de aderir ao que melhor atende suas necessidades, embora apresentam diferenças de layout, o projeto de execução será o que possuir o maior índice de aprovação pelos os moradores. Palavras-chave: Minha Casa Minha Vida. Ampliação. Modificação. Projeto., 2019-12-30)
    O trabalho apresenta uma análise realizada no conjunto habitacional Ana Modesta Corrêa entregue pelo o Programa Minha Casa Minha Vida - PMCMV em 2011, localizado no Distrito de Sapucaia, Caratinga-MG. O objetivo do estudo ...
  • DA SILVA, THIAGO AUGUSTO; NETO, JOSÉ ANTÔNIO SOARES (Com o desenvolvimento da engenharia e a conscientização para a importância da manutenção predial, aumenta cada vez mais a preocupação quanto às condições de conservação, uso e manutenção das edificações. A inspeção predial é uma avaliação que tem como objetivo a identificação do estado da edificação e de seus sistemas construtivos, com o intuito de garantir as condições mínimas de desempenho, funcionalidade, segurança e estado de conservação. No Brasil este tema ficou em evidência por diversos acidentes ocorridos devido ao envelhecimento de estruturas e falta de manutenção adequada. Para isso, mediante uma revisão bibliográfica o atual estudo, seguindo as normas e legislações vigentes, busca a criação de uma cartilha técnica de inspeção predial para orientar os profissionais na realização da mesma, assim como conscientizar da importância da sua realização. Palavras-chave: Inspeção Predial, Prevenção, Patologias., 2019-12-30)
    Com o desenvolvimento da engenharia e a conscientização para a importância da manutenção predial, aumenta cada vez mais a preocupação quanto às condições de conservação, uso e manutenção das edificações. A inspeção predial ...
  • ELIAS DE OLIVEIRA, ABRÃO (Este estudo teve como objetivo realizar uma avaliação parcial da qualidade da plataforma e uma caracterização física básica de um Latossolo Amarelo coletado em uma estrada vicinal no município de Caratinga, Minas Gerais. Os experimentos foram realizados de acordo com as normas da ABNT (ABNT NBR 6457, 1984, ABNT NBR 6459 1984; ABNT NBR 7180, 1984, ABNT NBR 7182, 1986, DNER-ME 092/94, NBR 9895/87), onde se pode encontrar sua classificação, seu IP (Índice de Plasticidade) = 39%, LL (Limite de Liquidez) = 56%, LP (Limite de Plasticidade) = 26%. A partir dos resultados dos ensaios de consistência do solo, se pode classificar em “CH”, ou seja, solo argiloso de alta compressibilidade, já a curva de compactação indicou peso especifico seco do solo de 1,45 G/cm³, umidade ótima de 18%. O ensaio de CBR mostrou que o solo possui um IG de 6,7%, mostrando que este solo tem característica para o uso em subleto. Quando compactado o solo demonstra uma estrutura alternativa onde ela varia com certa quantidade de água presente em seu vazio sofrendo algumas variações dependendo da sua umidade. O questionário aplicado, mesmo que básico, permitiu o levantamento visual da qualidade do trecho da estrada estudada. O trecho apresenta diversas patologias e em grau de severidade diferente. Uma das grandes barreiras para intervenções no trecho estudado é o fato da área pertencer a uma Área de Proteção Especial – APE. Logo, existem manutenções que podem ser feitas, sugere-se a desobstrução dos drenos naturais, compactação na umidade correta, recuperação da vegetação em torno da estrada. Conclui-se que o conhecimento do comportamento dos solos e técnicas de melhorias básicas pode auxiliar na qualidade da pista para a locomoção de pessoas e veículos principalmente em períodos chuvosos. Palavras-chave: Vicinais. Manutenção. Perenização., 2019-12-30)
  • CARLOS LIDOVINO, ALYSSON; PAULA DA SILVA, MARIA VERÔNICA (A importância da engenharia civil no contexto sócio econômico de uma localidade, região e até de um país é muito grande, pois é esta área que promove o desempenho e qualidade de vida da população, mas em contrapartida também é um dos setores que mais favorece com o desmatamento, liberação de gás carbônico, entre outros meios que provocam uma degradação do meio ambiente, sendo necessário um empenho para se buscar novas tecnologias que diminuam e preservem o habitat natural que vivemos. Voltado para esta questão, este trabalho visa a analisar uma mistura de solo-cimento com adição de resíduos, para buscar essa diminuição dos materiais que são descartados em aterros, ou até mesmo em locais proibidos, visando uma reutilização deles, logo será mostrado uma pesquisa sobre diferentes tipos de resíduos da construção civil, e será feito um tijolo de solo-cimento com resíduo de argamassa com porcentagens de 10%, 15% e 20% de resíduo referente ao volume do tijolo, após a sua confecção e feito ensaios de resistência a compressão e de absorção de água de acordo com a norma ABNT NBR 8492/2012, com os resultados é possível observar que os três traços abordados no trabalho obtiveram êxito nos parâmetros determinados por norma, podendo serem utilizados em obra. Palavras-chave: solo-cimento, resíduo, meio ambiente., 2019-12-30)
  • PEREIRA XAVIER DUTRA, THAIRINY; ALVES RODRIGUES, LAYSLA (A água é responsável pela hidratação do cimento, promovendo trabalhabilidade em estado fresco e resistência após a cura, possuindo dessa forma grande importância para a produção de concreto. Um dos maiores problemas no ramo da engenharia civil no que diz respeito ao concreto, são as patologias, que podem surgir por diversos fatores, dentre eles, a água. Sua qualidade e quantidade devem ser controladas. Entretanto, nem sempre é possível a utilização desse solvente com os parâmetros exigidos em norma, sendo retirado das fontes existentes como rios e córregos, podendo afetar as propriedades do concreto. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade do uso da água do Rio Caratinga para a produção de concreto, sendo retiradas amostras em dois pontos para a fabricação, comparando os mesmos com concreto fabricado com água potável, que se encontra nos parâmetros estabelecidos por norma, e observar se há alteração ou não da resistência à compressão dos corpos de prova produzidos com as amostras coletadas. Os procedimentos consistem na coleta das amostras, com posteriormente envio para laboratório para determinação dos teores das substâncias presentes, confecção de corpos de prova, com posterior rompimento dos mesmos após 28 dias para determinação da resistência à compressão. Determinando a partir da análise dos dados fornecidos pelo laboratório e dos ensaios a viabilidade do uso da água do Rio Caratinga para a confecção de concreto. Palavras-chave: Água; Parâmetros de qualidade; Concreto; Resistência., 2019-12-30)
  • SOARES COLOMBARI, ROSIANE (O tema reforço estrutural é de extrema importância para a sociedade, ainda mais levando em conta a segurança dos usuários e a economia, gerando um reaproveitamento da estrutura desgastada. O estudo da análise de métodos de reforço estrutural em viga de concreto armado para recuperação estrutural – estudo de caso em Caratinga-MG, tem como principal objetivo apresentar duas técnicas para recuperação e reforço em vigas de concreto armado através de um estudo de caso em uma edificação residencial com a garagem na parte térrea e a residência no primeiro pavimento onde verificou- se dois métodos de reforço e fez-se a análise da melhor opção dentre eles. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma vasta pesquisa em artigos científicos, livros e normas que correlacionam o tema proposto compondo assim uma grande bagagem teórica para início da proposta de recuperação da viga na edificação escolhida construindo assim a metodologia para o reparo da viga, a mesma apresentava excesso de carga de acordo com os dados da obra, dos materiais aplicados e projeto e através do dimensionamento pode-se afirmar que ela não porta a armadura suficiente para suportar o carregamento precisando de um reforço para garantir sua estabilidade, após o dimensionamento foi possível encontrar a armadura que faltava na mesma. Notou-se que seu esforço resistente era menor que o esforço solicitante. Foram dimensionadas duas técnicas de reforço sendo elas o reforço com fibra de carbono e com chapa de aço colada com resina epóxi encontrando nos resultados a quantidade de material que precisaria em cada um dos reforços, com isso foi realizado um orçamento e após o comparativo de custos entre os dois tipos de reforços, concluiu-se que a chapa de aço colada com resina epóxi é mais viável que o reforço com fibra de carbono pois além do custo do material ser mais baixo é de fácil disponibilidade na região se comparado a manta de fibra de carbono. Palavras-chave: Reforço estrutural. Recuperação. Concreto armado. Fibras de carbono. Chapas coladas com resina epóxi., 2019-12-30)
  • COSTA BENTO, MATEUS HENRIQUE; RIBEIRO, FERNANDO LUIZ (Na bibliografia encontram-se diversos métodos de cálculo para a determinação de esforços e reações para lajes de concreto armado, atualmente grande parte dos engenheiros e estudantes de engenharia realizam esta tarefa através de softwares, podendo utilizar de métodos de cálculo mais refinados. Dentre eles foram aqui escolhidos dois softwares, sendo eles, Eberick V8 Gold e CYPECAD. O primeiro realiza a análise de lajes discretizando o pavimento em uma malha (grelha equivalente) e o segundo através do Método dos Elementos Finitos. Este trabalho teve por objetivo analisar e comparar se a diferença entre os métodos é realmente significante. Para isso, definiu-se um pavimento tipo, com onze lajes a fim de abranger várias situações e vigas com seção de 20x60cm com a finalidade de simular elementos rígidos. A Norma adota foi a NBR 6118:2014, onde foram feitas duas análises permitidas pela mesma, a análise linear e a análise linear com redistribuição. Os resultados demonstram que para todas as situações o CYPECAD forneceu valores maiores de momentos fletores com a diferença variando de 0,02% a 9,71%. Em relação a distribuição de cargas para as vigas, estas foram 3,89% maiores neste último para as lajes isoladas e, 0,97% menores no mesmo para as lajes contínuas. Os resultados obtidos foram satisfatórios para as comparações, pois verificou-se que em ambos os softwares é possível considerar os mesmos parâmetros com relação ao comportamento das lajes, no final do trabalho são apresentadas as conclusões e sugestões para futuras pesquisas. Palavras-chave: Analogia de Grelha. Método dos Elementos Finitos. Lajes., 2019-12-30)
  • RAPOSO FIALHO QUINTÃO, LÍLIAN; CARLOS DE OLIVEIRA, WESLEY (O avanço tecnológico e as novas perspectivas de mercado, ocorridas na era da informação, trouxeram grandes mudanças à indústria da construção civil. Mesmo assim, o setor ainda enfrenta dificuldades para entregar qualidade em todas as obras. Neste cenário surgem instituições de regulação e controle da qualidade cuja função é evitar que os consumidores e a sociedade em geral sejam prejudicados com a entrega de obras com qualidade inferior ao esperado. Com isso, à empresa construtora cabe a responsabilidade de garantir o desempenho do produto entregue ao cliente. Em caso de problema na edificação, no prazo de cinco anos, os custos de reparo ficam a cargo da empresa responsável. Nesta linha, ao implementar ações de Gestão do Conhecimento como ferramentas de prevenção e redução de erros construtivos, a empresa construtora favorece a padronização, o controle, a melhoria dos procedimentos de execução, monitoramento e avaliação dos produtos, possibilitando a garantia de qualidade dos produtos e diminuição de gastos com o retrabalho. O presente estudo teve por objetivo investigar como ações de Gestão do Conhecimento podem ser inclusas na rotina de construtoras, especificamente, através dos serviços de assistência técnica no pós-obra favorecendo a melhoria dos processos de gerenciamento e execução com vistas à qualidade. Para tanto, adotou-se como metodologia um estudo de caso de uma empresa de médio porte de Caratinga-MG, se propôs a identificar os problemas construtivos apresentados depois da entrega do imóvel buscando as informações chaves a serem capturadas pela empresa. Para tanto, foram realizas entrevistas com 72 clientes cujo imóvel sofreu reparo depois da entrega pela construtora. Analisando os dados coletados nas entrevistas, obteve-se como resultado a identificação de 96 patologias. Foi possível denotar que problemas nos sistemas hidrossanitários (45,83%) e problemas de infiltração (48,98%) obtiveram maior número de queixas. Esta experiência de análise focal das atividades de reparo pós-obra resultou numa proposta de sistematização das ações de assistência no pósobra da empresa estudada, definindo ferramentas que servirão de parâmetro para a captura, armazenagem, compartilhamento, disseminação e reutilização do conhecimento. Palavras Chave: Gestão do Conhecimento. Construção Civil. Assistência Técnica. Qualidade., 2019-12-30)
  • SALAZAR FERREIRA, DANIELA CARLA; PEREIRA DA SILVA, LARISSA (Com o aumento das construções que foram edificadas com materiais impermeáveis é possível observar o aumento descontrolado de barreiras entre as águas das chuvas e a função do solo de absorvê-las. Esta pesquisa buscou trabalhar as características para a produção de concreto permeável com material reciclado e analisar a resistência à tração na flexão, absorção de agua, índice de vazios, massa específica seca e saturada do concreto e a vazão como solicitado em normas especificas. Para a produção do concreto foram usados dois tipos diferentes de agregados graúdos brita 0 e material cerâmico reciclado (RCC) obtendo diferentes resultados, o concreto produzido com a brita 0 foi satisfatório em todas os testes e atendeu todas as exigências da norma, já o concreto permeável misto feito com 25% de material cerâmico reciclado e 75% de brita 0 não apresentou resultados suficientes no teste de resistência à tração na flexão, ao contrário dos demais teste que foram melhores com o material reciclado. Palavras chaves: Concreto Permeável. Material Cerâmico Reciclado. Resistência., 2019-12-30)
  • DA SILVA PENA, LUCIANO; FERREIRA GOMES SOARES, ADRIANO (A alvenaria estrutural sempre foi empregada nas obras desde a antiguidade por sua facilidade de fabricação e construção, ao longo dos anos ela foi adquirindo cada vez mais espaço na área da engenharia civil, aumentando não apenas a utilização como estudos para sua melhoria, observação de diretrizes que melhor se encaixam com sua aplicação. Sendo assim este trabalho foi guiado para determinar a qualidade dos blocos de concreto que são comercializados na região de Caratinga/MG. Foram visitas 3 fábricas de produzem os blocos, em cada uma foi feito um levantamento quantitativo e qualitativo de acordo com o que cada uma diz sobre o seu produto, como cada fábrica tem uma produção abaixo de 5 mil lotes foram retirados 9 blocos de concreto de cada uma para realização dos ensaios conforme a NBR 6136/2016. Os blocos foram levados até o laboratório do centro de pesquisa da Doctum e iniciado os procedimentos de ensaios de acordo com as normas NBR 6136/2016 e NBR 21118/2013 que determinam as diretrizes e o processo de realização de cada teste. Foi feito uma análise dimensional de cada bloco com um paquímetro sendo 19 cm de altura, 19 cm de largura e 39 cm de comprimento, averiguando que todos estavam em conformidade com a norma e podendo dar continuidade. 6 blocos de cada fábrica foram utilizados para o ensaio de resistência a compressão, com os valores individuais foi realizado a equação para se obter a média como mostrado na norma NBR 6136/2016. Os outros 3 blocos foram utilizados para o ensaio de absorção de água, deixando-os dentro da estufa entre 100ºC e 105ºC graus por 24 horas para sua completa secagem, decorrido o prazo foram pesados e colocados em um tanque de água por igual período, após o prazo foi feito uma nova pesagem e realizado equação de acordo com a norma NBR 6136/2016 determinando o teor de umidade absorvido de cada bloco. Ao realizar todos os ensaios foram classificados os blocos de acordo com os seus resultados, chegando a conclusão que a Fábrica B tem classificação B, a Fábrica C tem classificação A e a Fábrica A não passou no teste de absorção de água, tendo que seus blocos serem rejeitos para utilização. Palavras-chave: Bloco de concreto; Ensaio; Norma., 2019-12-30)
  • LOURENÇO BRITTO, KELLY; MARTINIANO LOPES, NICOLY (A indústria da construção civil com seu alto potencial de crescimento, e sua intensa cadeia produtiva, a torna a maior consumidora de matérias primas, tendo uma larga escala de geração de resíduos e muitas vezes uma disposição inadequada, gerando assim grandes impactos ambientais. Diante do exposto, mediante uma ampla revisão bibliográfica realizou-se a produção de corpos de prova de telhas manufaturadas de materiais reciclados, pet e papel, a fim de apresentar um material ecológico com possível potencial de uso. Portanto, é necessário determinar a resistência à flexão, determinar a permeabilidade à água, determinar a taxa relativa de absorção de água e determinar as características mediante as normas técnicas. Realiza-se, então, uma pesquisa metodológica científica experimental, para averiguar a viabilidade da produção das telhas de materiais reciclados como alternativa de um elemento construtivo ecológico. Diante disso, verificou-se que com base aos resultados dos ensaios, que as telhas manufaturadas obtiveram resultados parcialmente satisfatórios, contudo mostrou ser um projeto com potencial alternativo de uso e que pode ser de grande valor no mercado da reciclagem, para a preservação ambiental e a inserção de sustentabilidade na cadeia econômica., 2019-12-30)
  • ALVES CORRÊA, ALEXANDRA (O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como intuito a análise do reaproveitamento de resíduos de estações de tratamento de esgoto na produção de tijolo cerâmico. O crescimento da produção dos resíduos sólidos é um dos problemas do mundo atual, assim como a coleta e transporte, tratamento e disposição final desses resíduos, de forma a minimizar os impactos ambientais. Esse impasse tem consumido recursos humanos, tecnológicos e financeiros. Diante da problemática acerca da disposição dos resíduos sólidos gerados pelas Estações de Tratamento de Esgoto pretendeu-se com este trabalho estudar uma maneira viável de seu reaproveitamento na construção civil, por meio de sua incorporação na fabricação de tijolos cerâmicos. Para tanto, utilizou-se de uma metodologia de caráter genérico e linguagem comum, a fim de propiciar a interação de uma equipe multidisciplinar, otimizando seus resultados. Os resultados alcançados neste trabalho revelaram que é possível a fabricação de tijolos cerâmicos com a incorporação das cinzas do lodo de ETE até a proporção de 5% em peso. O principal efeito deste tipo de resíduo na fabricação de tijolo cerâmico é a redução do gasto energético durante a etapa de queima. Palavras-chave: Construção Civil. Gerenciamento de Resíduos. Reutilização de lodo., 2019-12-30)
  • MOREIRA DE MELO, MARCOS VINICIUS (Cadastro Técnico Multifinalitário, tornou-se indispensáveis para o planejamento, gerenciamento e ordenamento do território urbano. Atualmente, com o advento do VANT e da evolução tecnológica, novos procedimentos de levantamento de dados e representação cartográfica surgiram para facilitar a execução dos métodos já consagrados. A partir do Levantamento Topográfico, por GPS e da Aerofotogrametria, analisar a qualidade geométrica das bases cartográficas, através da realização de testes de detecção de tendências que verificaram a incidência de erros sistemáticos e da análise de precisão a partir da comparação de coordenadas e de medidas entre as feições extraídas dos produtos cartográficos analisados. Os resultados destacam a qualidade obtida nos produtos gerados a partir do levantamento topográfico e da restituição estereofotogramétrica, que obteve a melhor classificação no PEC para a escala 1: 2.000 em todos os métodos analisados. O estudo visa abordar o uso de Veiculo aéreo não tripulado em serviços de aerofotogrametria para o cadastro urbano apoiado a procedimentos convencionais, otimizando o processo de levantamento e diminuição no custo dos serviços de cadastro técnico em municípios de pequeno porte., 2019-12-30)
  • DA PAIXÃO MONTEIRO, MARA; SILVA VENÂNCIO, MICHELLE (7 RESUMO Vencer grandes vãos é muita das vezes uma necessidade estrutural ou uma questão estética proposta por arquitetos. Engenheiros civis tem como responsabilidade fazer com que esses grandes vão sejam alcançados e que ele não apresente deformações excessivas flechas, que prejudique ou provoque visualmente um desconforto aos usuários. Assim a fim de se saber o estado limite de serviço usa-se limitar as flechas, o objetivo é saber em que vão para lajes maciças e lajes nervuradas, o estado limite de serviço deixa de atender a NBR 6118:2014. Para o dimensionamento será utilizado o método de análise plástica por meio de serie, após o dimensionamento é feito uma análise com o maior vão alcançado sem deformação e o vão que apresentou deformação para ambas as lajes. As lajes maciças alcançaram um vão de 10 m para a altura de 21 cm, a mesma para uma altura econômica alcançou o vão de 7 m sendo esses os vão limite que apresentam flechas. Para lajes nervuradas o vão limite ficou em 12 m, para a cubeta ATEX 650, podendo se encontrar vãos maiores usando cubetas de dimensão maiores. Palavras-chave: Lajes maciças. Lajes nervuradas. Estado limite de deformações. Flechas., 2019-12-30)
  • RIBEIRO GOMES, CARLA; SILVA SANTOS, STELLA MARA (A pressão imposta pela concorrência no mercado e os clientes cada vez mais exigentes, faz com que as empresas busquem diferentes métodos de gestão de qualidade que possam alavancar o desenvolvimento de seus empreendimentos e assim comprovar a qualidade de um produto junto ao mercado e aos clientes, e assim obter um diferencial entre os concorrentes. Neste contexto, o Ciclo PDCA surge para promover a melhoria contínua dos processos, otimizar o tempo de realização dos trabalhos e reduzir as despesas. Com base na importância deste método, o presente trabalho tem como objetivo analisar a aplicação de diretrizes e ferramentas para melhoria da qualidade e lucratividade em uma obra comercial destinada a locação para eventos. Para que o objetivo fosse alcançado utilizou-se um abordagem quali-quantitativa para a coleta de dados, bem como o método dedutivo para processamento e análise de resultados. No trabalho utilizou-se o conceito de pesquisa-ação, pois houve o envolvimento do pesquisador com o objeto de estudo, participando de forma ativa na a implementação do sistema na empresa. É notável que além de auxiliar o engenheiro, o mestre de obra e os gestores no desenvolvimento de melhorias contínuas na obra, esse ciclo também permite identificar problemas e oportunidades de desenvolvimento e evolução no processo de construção. Com ele a eficiência dos trabalhos e a produtividade do canteiro de obras são aumentadas, fazendo com que o custo do projeto seja reduzido e a lucratividade da empresa alavancada. Além de permitir que problemas que venham a surgir e causar imprevistos e irregularidades futuras possa ser identificado e resolvido inicialmente. Com sua implementação problemas como falta de segurança, desorganização, desperdício de materiais e grande produção de resíduos de construção incialmente encontrados por meio da observação da obra ao longo de cinco meses, obtiveram resultados satisfatórios. O Ciclo PDCA foi utilizado na concretagem, no layout da obra, nas normas de segurança e na geração de resíduos de construção, no entanto, o mesmo também pode ser implantado em qualquer projeto de construção, do mais simples ao mais complexo. Outro fator importante é que ele criou na equipe responsável pela obra um senso de comprometimento em relação aos processos e resultados, pois as melhorias proporcionam aos envolvidos o sentimento de valorização e participação do processo de transformação. Palavras-chaves: Ciclo PDCA; Melhoria continua; Diretrizes; Ferramentas; Lucratividade, 2019-12-30)
  • MARIANO DE LIMA, DARCI; MACHADO RABELO, POLIANA (O presente trabalho buscou trazer uma visão geral dos principais métodos de avaliação de imóveis previstos nas normas editadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), onde se destacam a NBR 14653-1: 2001, a qual aborda sobre os procedimentos gerais para avaliação de bens e a NBR 14653-2: 2011 que traça diretrizes sobre avaliação de imóveis urbanos, inclusive com utilização do método comparativo direto de dados de mercado. Buscou-se ainda, pesquisar como é realizada a avaliação de imóveis pelas imobiliárias do município de Caratinga/MG, com intuito de promover um comparativo entre os métodos mais utilizados e a avaliação conforme as normas da NBR (Normas brasileiras de Regulamentação) citadas anteriormente. Ressalte-se que o mercado imobiliário tem uma grande importância para a economia brasileira, eis que é um dos responsáveis pelo aumento de empregos no País. Desta feita, uma avaliação precisa de imóveis é crucial para a movimentação do mercado. Nesta pesquisa identificou-se quais são os critérios e métodos de avaliação de imóveis utilizados em Caratinga/MG e se eles estão em conformidade com a NBR 14653-1:2001. Para tanto, foram feitas pesquisas e estudo de caso. Com o presente trabalho, chegou-se à conclusão de que o mercado imobiliário na cidade de Caratinga/MG é regido basicamente pela experiência mercadológica dos profissionais que atuam no ramo imobiliário e, considerando a divergência que ficou constatada pelas pesquisas feitas entre as formas de avaliações realizadas fica evidente a necessidade de uma padronização que venha a beneficiar o mercado imobiliário da região. Palavras-chave: Métodos, Avaliação imobiliária, Mercado imobiliário., 2019-12-30)
  • DE SOUSA BRUM, DONATILIA; ESTEVES MARTINS, VITOR (Este trabalho tem como tema a viabilidade no uso de fundação superficial ou profunda em uma edificação multifamiliar de acordo com os dados geotécnicos, e busca descobrir qual tipo de fundação é mais econômica para 4, 8 e 12 pavimentos. Ainda é comum a realização de obras sem uma sondagem ou um estudo do solo, a falta desse estudo compromete a segurança e onera a obra. O estudo busca mostrar o custo da fundação superficial e profunda utilizando a sondagem SPT. Para a realização do trabalho foi utilizado um projeto de um edifício multifamiliar e a sondagem de um terreno pelo método SPT. Foram empregados métodos semi-empíricos de Alonso (1995) para fundação superficial e Aoki-Velloso (1975) e Decourt-Quaresma (1978) para fundação profunda, a escolha desses métodos parte do princípio que são os mais utilizados pelos engenheiros para o dimensionamento de fundação. A capacidade de carga da fundação profunda foi obtida por meio de planilhas do Microsoft Excel e tabelas de média entre os dois métodos, a capacidade de carga para fundação superficial foi obtida por meio de uma estimativa que após o dimensionamento se mostrou real. O Software Eberick realizou o dimensionamento de toda estrutura fornecendo os materiais e as quantidades, para o cálculo do custo foi empregado a composição do TCPO e os valores do material e da mão de obra referente a cidade de Caratinga-MG. Os resultados obtidos comprovaram que o uso de fundação superficial é a escolha mais viável economicamente, se faz necessário observar que os maiores pavimentos além de terem uma carga maior contam também com o fator vento que se traduz em uma maior quantidade de aço e concreto. Concluímos que, com a sondagem, é possível dimensionar de forma mais segura e, sobretudo, de forma mais econômica, os resultados mostraram que para todos os pavimentos o uso de fundação superficial é a solução mais econômica a ser adotada. PALAVRAS-CHAVE: Capacidade de carga; projeto; orçamento; fundação., 2019-12-30)
  • Emely da Silva Sousa, Jéssica; Cupertino Rocha, Lituânia (A Engenharia Civil tem por objetivo realizar a construção de empreendimentos com qualidade, menor custo e buscando eficiência em todas as atividades. É preciso, dentro dessa perspectiva, levar em consideração as normas relativas à execução, respeitando as normas de segurança e os meios de se realizar a atividade. Contudo, é preciso sempre atentar para a manutenção da qualidade e segurança. Para tanto, o ciclo PDCA, enquanto método de controle e melhoria da qualidade, pode ser forte aliado, principalmente no trabalho em altura, pois no canteiro de obras as normas de segurança devem ser observadas, levandose em consideração aos riscos aos quais os trabalhadores estão sujeitos, como quedas, por exemplo. Desta forma, esta pesquisa realizou um levantamento relativo à utilização do ciclo PDCA na gestão da segurança do trabalho em altura em 08 empreendimentos no município de Piedade de Caratinga. Foi aplicado um questionário aos trabalhadores para um levantamento de informações sobre a utilização de EPI, para que assim fosse construído um ciclo PDCA para melhoria e implementação do uso dos equipamentos de segurança. Contudo, o que se observou é que não há fornecimento de todos os equipamentos necessários, sendo preciso que haja uma maior conscientização dos responsáveis pela execução, e que mesmo onde há fornecimento, não há fiscalização para que os empregados utilizem. Palavras-chave: Ciclo PDCA, trabalho em altura, segurança., 2019-12-30)
  • HELENO GONÇALVES, GUILHERME; MOREIRA, JOSÉ GILSON (O presente trabalho visa o estudo do projeto de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto no Município de Vermelho Novo – MG. O despejo de esgoto bruto diretamente em corpos d’água traz como consequência grandes impactos ambientais com prejuízo do uso dessa água por toda a população inclusive impossibilitando a vida aquática no mesmo. Vê-se um aumento considerável com a preocupação ambiental tanto pelos órgãos responsáveis, tanto pela população, acarretando assim um aumento também na pressão sobre as companhias de saneamento e prefeituras pela implantação de sistemas de esgotamento sanitário. O sistema de esgoto sanitário consiste no processo que se inicia na coleta, passando pelo transporte, tratamento e a disposição final do esgoto e todo esse processo, tangencia dois grandes pontos comuns: aspectos financeiros e políticos. Sendo essas, grandes barreiras impeditivas de um desenvolvimento maior do saneamento básico em nosso país. Com vistas ao estudo em questão toma-se a ABNT NBR 12.209 - Projeto de Estações de Tratamento de Esgoto Sanitários e ABNT NBR 9.649 - Projeto de Redes de Esgoto da Associação Brasileira de Normas Técnicas, como norteadoras do processo de elaboração desse artigo. PALAVRAS-CHAVE: Estação de Tratamento de Esgoto. Rede de Esgoto. Gerenciamento de projeto., 2019-12-30)

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account