Abstract:
Esta pesquisa buscou investigar como as avaliações externas interferem no processo educacional no ensino fundamental da EEEFM “Henrique Coutinho” e EMEF “Deolinda Amorim de Oliveira”, localizadas na sede do município de Iúna/ES.
O estudo realizado tem caráter descritivo, bibliográfico e de levantamento de dados.
Os dados levantados foram compilados por meio de questionário aplicado aos educadores e à gestão pedagógica das respectivas escolas e analisados qualitativa e quantitativamente. Constatou-se, por meio dos resultados apresentados, que ambas as escolas são contempladas com recurso financeiro destinado à manutenção da rede escolar, à superação do baixo IDEB ou à permanência dos bons resultados no índice, entretanto, a maioria dos profissionais da educação não têm conhecimento desse fato. Averiguou-se que as avaliações externas interferem no processo educacional das instituições pesquisadas de forma favorável e desfavorável. Verificou-se com base nos dados gerados e disponibilizados, que em ambas as instituições os processos avaliativos externos interferem em maior esfera positivamente, visto que a partir dos resultados alcançados pela escola os docentes e a gestão pedagógica têm empreendido novas práticas educacionais sobre o trabalho realizado cotidianamente, procurando edificar ações coletivas na escola em busca da melhoria da qualidade da educação ofertada.