Abstract:
A Inclusão educacional de alunos com necessidades especiais nas escolas tem sido
alvo de debate e é uma realidade cada vez mais presente no ambiente escolar. O
objetivo fundamental da escola inclusiva deve ser oferecer educação as crianças
sem fazer distinção, acolhendo-as e se adaptando de maneira que atenda as
necessidades de cada aluno. O espaço escolar como, por exemplo, estrutura física
que facilite a locomoção dentro da escola e a habilitação e capacitação dos
docentes podem facilitar e colaborar para o processo de Inclusão Social. Neste
contexto, o objetivo geral deste estudo é fazer uma análise da avaliação dos
docentes quanto à implementação da educação inclusiva na Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio Henrique Coutinho, Iúna/ ES. Os objetivos específicos
são: Identificar o índice de alunos com necessidades educativas especiais e quais
as limitações estes apresentam; descrever a opinião dos docentes referente a
escola estudada no que diz respeito ao processo de educação inclusiva e analisar
as estratégias que os docentes apresentam no trabalho com a educação inclusiva. A
pesquisa em questão foi realizada na EEEFM Henrique Coutinho, Iúna/ ES. A
amostra foi composta por vinte docentes, sendo que dois são do sexo masculino e
dezoito do sexo feminino. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário, com
perguntas de múltipla escolha para avaliar a relevância da educação inclusiva na
realidade dessa escola e as dificuldades encontradas nesse processo. O
questionário foi elaborado especificamente para realização dessa pesquisa, sendo
aplicado em setembro de dois mil e doze. Vinte e cinco questionários foram
distribuídos, e somente vinte retornaram. Os mesmos foram entregues e recolhidos
por mim. Depois de coletados, os dados foram analisados e tabulados. Diante
desses dados observou-se que falta de preparo e capacitação profissional e
organizacional é uma das maiores barreiras para o sucesso da implementação da
educação inclusiva na escola em questão. Percebe-se então a necessidade de
medidas que promovam a formação continuada dos professores, à reorganização
curricular e metodológica.