dc.contributor.author |
LAURIENY LOURENÇO MACHADO VIMERCATI, MARIA APARECIDA GUEDES TIMOTEO |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-28T20:29:09Z |
|
dc.date.available |
2020-01-28T20:29:09Z |
|
dc.date.issued |
2012-12-10 |
|
dc.identifier.citation |
Monografia apresentada ao curso de Pedagogia do Instituto Ensinar Brasil, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientadora: Candida Orlandina Dias Berbert. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/2218 |
|
dc.description.abstract |
O presente estudo tem como objetivo fazer uma análise da importância da educação infantil para o desenvolvimento da criança no ensino fundamental, no processo de alfabetização. A pesquisa busca compreender o desenvolvimento da criança que frequenta educação infantil no município de Ibitirama- ES. Para a efetivação deste estudo foi realizada uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento de dados, que por meio de questionários entregues aos professores da educação infantil e professores do primeiro ano do ensino fundamental. Através dos questionários aplicados constatou-se que as práticas pedagógicas usadas nas CEMEIs contribuem muito no desenvolvimento da criança. As análises dos resultados obtidos indicam que os professores avaliaram a Educação Infantil como fonte primordial para o desenvolvimento da criança na transição do ensino infantil para o ensino fundamental. A rotina constitui- se de diversas atividades orientadas proporcionando a criança situações de estabilidade e segurança. A pesquisa demonstrou que os professores da rede municipal de Ibitirama-ES estão em atualização constante, o que torna um fator positivo para o processo ensino aprendizagem. |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil, Desenvolvimento da Criança e Práticas Pedagógicas. |
pt_BR |
dc.title |
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE IBITIRAMA-ES |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |