Abstract:
Esse estudo procurou identificar se a educação bilíngue existe na escola Estadual Fundamental e Médio Henrique Coutinho no município de Iúna- ES. A pesquisa classificou-se em descritiva e bibliográfica, de levantamento, estudo de caso e experimental. Utilizou-se de um questionário aplicado a 33 professores sendo que apenas 25 retornaram, onde os dados levantados puderam comprovar que a escola pesquisada atribui importância nas diferenças significativas no processo ensino aprendizagem de alunos surdos que são assistidos por professores bilíngues no ensino regular, onde há profissionais capacitados para ensinar. A pesquisa realizada através de questionários mostrou que a educação bilíngue é fundamental e de extrema importância para o avanço educacional dos alunos surdos, e que no âmbito escolar a educação bilíngue não é usada com frequência pelos professores e pela escola, somente os professores capacitados fazem uso dela com os alunos, no mais é usado como meio de comunicação a leitura labial e por ajuda de uma intérprete. A maioria dos professores não se sente preparados para trabalhar com esse tipo de aluno, pois a maior parte destes alega ser despreparados. A análise dos dados comprovou que a maioria dos professores não faz uso da educação bilíngue e que o aluno que não sabe a língua de sinais acaba por atrapalhar no seu aprendizado. Percebe-se que todos têm direitos iguais, e devem ser inseridos no ensino regular para uma melhor socialização.