dc.contributor.author |
GEISA ZOCOLOTO THEODORO, MARIA ELIZA COSTA MELLO |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-31T12:05:21Z |
|
dc.date.available |
2020-01-31T12:05:21Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-10 |
|
dc.identifier.citation |
Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Ensinar Brasil como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia orientada pela Professora MSc. Fernanda Matos de Moura Almeida. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/2348 |
|
dc.description.abstract |
A presente pesquisa se propôs em identificar como é trabalhada a inteligência
emocional no processo de ensino aprendizagem na visão dos docentes e discentes
do 5° ano do Ensino Fundamental da EMEF Deolinda Amorim de Oliveira da cidade
de Iúna-ES. Foram apresentados os conceitos do funcionamento da mente humana,
das inteligências múltiplas, da educação emocional, da inteligência emocional na
aprendizagem dos discentes e no trabalho docente, além do perfil e do
conhecimento dos professores e alunos do 5° ano do ensino fundamental a respeito
da inteligência emocional. Os métodos utilizados para realização da pesquisa foram
pesquisa descritiva, bibliográfica, de levantamento de dados e observação. O
instrumento de coleta de dados utilizado foi o formulário para os alunos, o
questionário para os professores. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram
que a escola pesquisada não prioriza a inteligência emocional, mas trabalha com
alguns aspectos da mesma. Demonstra ainda, que a inteligência emocional contribui
para a aprendizagem significativa dos alunos, porém os professores consideram
parcialmente, e a pesquisa mostrou que os professores possuem um conhecimento
médio a respeito da inteligência emocional. Conclui-se que a escola pesquisada
precisa trabalhar mais a inteligência emocional e os professores precisam buscar
mais conhecimentos sobre a mesma. |
pt_BR |
dc.subject |
Inteligência emocional; Inteligências Múltiplas; Ensino Aprendizagem; Discentes; Docentes |
pt_BR |
dc.title |
A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: um estudo com docentes e discentes do 5° ano do ensino fundamental da EMEF Deolinda Amorim de Oliveira – Iúna/ES. |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |