DSpace Repository

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: um estudo com docentes e discentes do 5° ano do ensino fundamental da EMEF Deolinda Amorim de Oliveira – Iúna/ES.

Show simple item record

dc.contributor.author GEISA ZOCOLOTO THEODORO, MARIA ELIZA COSTA MELLO
dc.date.accessioned 2020-01-31T12:05:21Z
dc.date.available 2020-01-31T12:05:21Z
dc.date.issued 2014-12-10
dc.identifier.citation Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Ensinar Brasil como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia orientada pela Professora MSc. Fernanda Matos de Moura Almeida. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2348
dc.description.abstract A presente pesquisa se propôs em identificar como é trabalhada a inteligência emocional no processo de ensino aprendizagem na visão dos docentes e discentes do 5° ano do Ensino Fundamental da EMEF Deolinda Amorim de Oliveira da cidade de Iúna-ES. Foram apresentados os conceitos do funcionamento da mente humana, das inteligências múltiplas, da educação emocional, da inteligência emocional na aprendizagem dos discentes e no trabalho docente, além do perfil e do conhecimento dos professores e alunos do 5° ano do ensino fundamental a respeito da inteligência emocional. Os métodos utilizados para realização da pesquisa foram pesquisa descritiva, bibliográfica, de levantamento de dados e observação. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o formulário para os alunos, o questionário para os professores. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que a escola pesquisada não prioriza a inteligência emocional, mas trabalha com alguns aspectos da mesma. Demonstra ainda, que a inteligência emocional contribui para a aprendizagem significativa dos alunos, porém os professores consideram parcialmente, e a pesquisa mostrou que os professores possuem um conhecimento médio a respeito da inteligência emocional. Conclui-se que a escola pesquisada precisa trabalhar mais a inteligência emocional e os professores precisam buscar mais conhecimentos sobre a mesma. pt_BR
dc.subject Inteligência emocional; Inteligências Múltiplas; Ensino Aprendizagem; Discentes; Docentes pt_BR
dc.title A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: um estudo com docentes e discentes do 5° ano do ensino fundamental da EMEF Deolinda Amorim de Oliveira – Iúna/ES. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account