Abstract:
A comunicação é a base de qualquer relacionamento. Uma das comunicações
mais desafiantes é a comunicação organizacional, pois há vários desafios para
serem enfrentados, principalmente em relação a comunicação interna que exerce
uma função entre a instituição e o seu público interno. São vários os problemas de
comunicação dentro de uma empresa como mensagens perdidas, falta de
comunicação entre um departamento para o outro, reuniões improdutivas, muita
informação passada sem a devida correta leitura por parte dos envolvidos no
processo, falta de feedback, a falta de tempo hábil para ler a mensagem, dentre
outros. As mudanças, por sua vez, são muitas dentro de uma organização e a
comunicação, bem como as informações devem ser passadas rapidamente para
gerar um processo efetivo e eficaz. Portanto, a comunicação interna facilita a
comunicação, a motivação e a imagem da empresa junto ao seu público interno. O
presente estudo, tem como objetivo geral identificar através da visão do
funcionário as ações de endomarketing em um segmento varejista. A pesquisa
tem um caráter quantitativo e qualitativo do tipo exploratório, consiste em uma
pesquisa de campo com aplicação de questionário junto aos funcionários em um
segmento varejista. O resultado da pesquisa evidenciou que a empresa
desenvolve algumas ações de comunicação interna