Abstract:
O presente artigo teve como objetivo geral analisar as estratégias da gestão de
compras e seus impactos no processo de distribuição para as franquias. Mostrar a
importância da gestão de compras, suas responsabilidades para com a empresa,
desde a escolha de um bom fornecedor, planejamento prévio e a garantia de que o
material comprado tenha quantidade, qualidade certa e que chegue ao prazo certo,
para que a empresa possa funcionar de forma a satisfazer as necessidades de
produção ou de venda. O gestor de compras deve desempenhar suas funções com
excelência tendo a responsabilidade quanto à aplicação eficaz do capital investido
no estoque. Os objetivos específicos foram apresentar o conceito de gestão de
compras e seus aspectos, descrever e contextualizar o fluxo operacional da gestão
de compras e identificar os processos de aquisição de mercadoria/material através
do sistema de gestão de compras. A hipótese é de que o sucesso da gestão de
compras depende das características qualitativas do gerente de compras e da
tecnologia utilizada no seu sistema de informação. Diante dos estudos feitos sobre o
tema escolhido, a metodologia é qualitativa com abordagem exploratória com
método dedutivo e estudo de caso. Por fim, é possível afirmar que a gestão de
compras da empresa estudada possui um plano estratégico bem definido.